Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ recolhe mais de 200kg de alimentos vencidos em filiais da rede atacadista Makro

04.12.2013 - 19:55
20131204_123949_a_1386194166.86.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) prosseguiu nesta quarta-feira, 04 de dezembro, com a Operação Ho!, Ho!, Ho!, cujo objetivo é vistoriar a validade dos produtos nas grandes redes de supermercados e de atacado para o Natal. Desta vez os fiscais do Procon-RJ foram a seis filiais da rede atacadista Makro, no Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e São Gonçalo. Apenas a filial da Barra da Tijuca não apresentou irregularidades. Todas as outras foram autuadas e serão multadas. Os fiscais recolheram no total 201kg e 350g de alimentos vencidos.

O caso considerado mais grave o foi da filial de São Gonçalo, na qual a fiscalização encontrou 74kg e 450g de produtos fora do prazo de validade. Entre eles havia 16kg e 700g de carne com a embalagem violada e péssima aparência.

Na filial da Penha os fiscais recolheram 70kg de salsicha e 2kg e 800g de steak. Os ficais detectaram também casos de produtos que estavam com um preço nas prateleiras e com outro valor maior ao serem registrados no caixa. Esta irregularidade foi encontrada também nas filiais da rede Makro de Nova Iguaçu, Campo Grande e Bonsucesso.

A operação prossegue nos próximos dias.

Lojas autuadas na Rua Uruguaiana

Em outra ação realizada nesta quarta-feira, uma equipe do Procon-RJ esteve em três estabelecimentos da Rua Uruguaiana, no Centro, que foram autuados por irregularidades que funcionam como armadilhas para atrair e iludir o consumidor neste período natalino.

A Aldeia dos Ventos foi autuada por exibir produtos na vitrine da loja sem etiquetas com os preços. Já na Hering, os fiscais autuaram a loja pelo fato de o valor das parcelas no pagamento a prazo ter mais destaque que o preço à vista nas etiquetas dos produtos expostos na vitrine. Já o Ponto Frio foi autuado por ter produtos na vitrine com preços ocultos e no lugar deles a informação para o consumidor consultar os vendedores para saber o valor. Todas essas práticas infringem o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Balanço da Operação “Ho, Ho, Ho”:

1 – Nova Iguaçu (Rodovia Pres. Dutra, s/n°): Diferença entre o preço da prateleira e o registrado no caixa;

2 – São Gonçalo (Rua Cap. Juvenal Figueiredo, 570): 31kg de picanha, 3kg e 900g de fraldinha, 22kg e 500g de coxão duro, 350g de ricota vencidos e 16kg e 700g de carne com a embalagem violada e péssima aparência;

3 – Barra da Tijuca (Avenida Ayrton Senna, 2300): OK;

4 – Campo Grande (Estrada do Mendanha, 3245): 4 pacotes de quibe (2kg) vencidos e divergência de preços entre a gôndola e o caixa;

5 – Bonsucesso (Avenida Itaoca, 886): 3kg e 600g de requeijão, 200g de manteiga, 282 unidades de flan, 20 embalagens de iogurte, 3 unidades de Danete e 4 unidades de Activia vencidos. Diferença entre o preço da gôndola e o registrado no caixa;

6 – Penha (Rua do Alho, 1095): 70kg de salsicha e 2kg e 800g de steak vencidos. Diferença entre o preço da prateleira e o registrado no caixa.

 

Confira o quwe saiu na mídia sobre a Operação Ho! Ho! Ho!:

SRZD

O Fluminense

Manchete On Line

Giro News
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil