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Procon-RJ autua 24 lojas do Barra Shopping

09.12.2013 - 20:02
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A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) realizou nesta segunda-feira, 09 de dezembro, mais uma edição da Operação Ho! Ho! Ho!, cujo objetivo é vistoriar lojas no Rio de Janeiro em função das vendas de Natal, verificando a qualidade dos produtos e se elas estão agindo de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Desta vez, os fiscais do Procon-RJ vistoriaram mais de 80 lojas do Barra Shopping, autuando 24 estabelecimentos - todos serão multados.

A irregularidade mais recorrente nas lojas do Barra Shopping foi a de produtos expostos sem etiquetas de preço - tanto na vitrine quanto no interior das lojas. Outro problema que se repetiu deve-se à pratica das lojas de exibir cartazes e etiquetas de preços nas vitrines dando destaque ao parcelamento da compra a prazo em detrimento do valor àvista, o que é proibido pela Lei Estadual 6419/13. Em alguns casos, o valor à vista sequer estava descrito nos cartazes.

Nas três lojas de alimentos vistoriadas foram recolhidos 14kg e 250g de comida e 14 litros de sucos vencidos, além de 4kg e 40g de produtos sem informação da data de validade. Entre eles havia 8kg e 780g de queijo parmesão mofado, no Joe & Leo’s.

A operação prossegue nos próximos dias.

Balanço da Operação “Ho, Ho, Ho”:

1 – Nextel: Parcelas com fonte em tamanho superior a do preço à vista;

2 – Belle Tours (empresa de viagens): Tamanho da parcela superior ao tamanho do preço à vista;

3 – Marsans Viagens: Preço a prazo em maior destaque que o preço à vista;

4 – CVC: Parcelas com fonte em tamanho superior a do preço à vista;

5 – WQSurf: Sem informação de preços em tênis, relógios e roupas;

6 – Ortobom: Sem informação de preços nos colchões;

7 – Hot Buttered: Ausência de preços nas mercadorias expostas na vitrine;

8 – Lupo: Falta de preços nos produtos expostos na vitrine, ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz com o Disque Procon (151);

9 – Botanopé: Tamanho da parcela superior ao tamanho do preço à vista;

10 – Malwee: Ausência de preços nos produtos;

11 – Bagaggio: Preço a prazo em maior destaque que o preço à vista;

12 – Artex: Falta do Código de Defesa do Consumidor;

13 – Action Games: Sem preço nos produtos da vitrine;

14 – Star Point: Sem preço nos produtos da vitrine;

15 – Quik Silver: Sem preço nos produtos da vitrine;

16 – Le Perfum: Parcelas com fonte em tamanho superior a do preço à vista;

17 – Via Mia Calçados: Sem preço nos produtos da vitrine;

18 – Mundo Verde: Sem preço nos produtos da vitrine;

19 – Mala Amada: Tamanho da parcela superior ao tamanho do preço à vista e ausência de preço em alguns produtos;

20 – Apple Bee’s: 800g de cebola, 5 litros de limonada, 5 litros de suco de morango, 4 litros de black barry e 1 litro de suco de framboesa vencidos, além de 830g de shitake sem especificação;

21 – Joe Leo’s: 2kg de gema de ovo pasteurizada resfriada e 270g de linguiça e carne suína vencidos, 8kg e 780g de queijo parmesão mofado e 460g de presunto e queijo em cubos sem especificação;

22 – Ricardo Eletro: Preço a prazo em maior destaque que o preço à vista;

23 – Hotel Urbano: Parcelas com fonte em tamanho superior a do preço à vista;

24 – Balada Mix: 650g de salmão, 550g de presunto, 900g de salada de ovos e 300g de rosbife vencidos; 2kg e 750g de maionese, creme de espinafre e champignon sem informação.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operaqçãso Ho! Ho! Ho!:

G1

O Dia

CBN

 SRZD

 
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