Procon-RJ autua 21 lojas do shopping Rio Sul
11.12.2013 - 19:53
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) realizou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a terceira edição da Operação Ho! Ho! Ho!, cujo objetivo é vistoriar lojas no Rio de Janeiro em função das vendas de Natal, verificando a qualidade dos produtos e se elas estão agindo de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Desta vez, os fiscais do Procon-RJ vistoriaram mais de 100 lojas do Shopping Rio Sul, em Botafogo, e 21 delas apresentaram irregularidades e foram autuadas. Entre elas estão tradicionais estabelecimentos como o restaurante Ráscal, M Martam, Ortobom e Casa Vídeo. Nos dois dias anteriores de fiscalização, o Procon-RJ atuou 24 lojas no Barra Shopping e 23 no Norte Shopping. E todas serão multadas.
A irregularidade mais recorrente constatada pelos agentes nas lojas do Rio Sulfoio fato de os produtos estarem expostos nas vitrines sem etiquetas de preço, o que é obrigatório. No total, 12 estabelecimentos acabaram sendo autuados por esse motivo. Outro problema verificado pelos fiscais refere-se à exposição de cartazes e etiquetas de preços nas vitrines dando destaque ao parcelamento da compra a prazo em detrimento do valor à vista, o que é proibido pela Lei Estadual 6419/13; problema detectado em sete lojas.
Já no restaurante Rascal, voltado a um público mais seleto, os agentes encontraram500ml de leite sem informação, 3kg e 200g de shitake e 20g de chocolate Callubut com validade vencida.
Balanço da Operação “Ho, Ho, Ho”:
1 – Ortobom: Sem informação de preços nos colchões;
2 – Imaginarium: Produtos sem preço na vitrine;
3 – Marsans Viagens: Preço a prazo em maior destaque que o preço à vista;
4 – Computer Co.: Produtos sem preço na vitrine;
5 – CVC: Parcelas com fonte em tamanho superior a do preço à vista;
6 – Belle Tours: Tamanho da parcela superior ao tamanho do preço à vista;
7 – Renner: Produtos sem preço na vitrine;
8 – M Martan: Preço a prazo em maior destaque que o preço à vista;
9 – Abreutur Viagens: Tamanho da parcela superior ao tamanho do preço à vista;
10 – Vital Flores: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e produtos sem preço na vitrine;
11 – Novitá: Produtos sem preço na vitrine;
12 – Tie: Produtos sem preço na vitrine;
13 – Casa Vídeo: Produtos sem preço na vitrine;
14 – Claro: Valor parcelado maior que o preço à vista;
15 – Crocs: Produto na vitrine sem preço visível;
16 – Q-Vizu: Produtos sem preço na vitrine;
17 – Viterbo Estofados: Descontos apenas para produtos comprados à vista;
18 – Zeppelin Artes: Produtos sem preço na vitrine;
19 – Brink Center: Produtos sem preço na vitrine;
20 – Dois em Cena: 2kg de crepe vencidos, 30g de molho barbecue e 800g de catchup sem identificação;
21 – Ráscal: 500ml de leite sem informação, 3kg e 200g de shitake e 20g de chocolate Callubut vencidos.
Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Ho! Ho! Ho!:
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