Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Fiscais do Procon-RJ autuam açougue e padaria denunciadas por consumidores

26.12.2013 - 19:05
Açougue_(1)_b_1388092019.1.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon-RJ, fiscalizou dois estabelecimentos nesta quinta-feira, 26 de dezembro - um açougue, no Centro; e uma padaria, no Cosme Velho - atendendo a denúncias feitas por consumidores. Nos dois casos, os estabelecimentos foram autuados por oferecerem produtos impróprios para o consumo e pelas péssimas condições de higiene e manutenção das câmaras para armazenamento de alimentos. Ambos foram autuados, serão multados e terão 30 dias para sanar o problema. Caso contrário, os estabelecimentos serão interditados.

No Açougue Soutelo, localizado na Avenida Marechal Floriano, no Centro, os fiscais encontraram duas câmaras frigorificas em péssimo estado de conservação, com goteiras e equipamentos com ferrugem, além de ossadas largadas pelo chão que exalavam mau cheiro. O açougue também foi autuado por vender carne previamente moída, o que é proibidopelo Decreto Estadual 6538/83, segundo o qual acarnesó pode sermoídana hora da comprar e na presença do consumidor.Os ficais recolheram 54kg de carne moída.

Na Padaria Rainha, que fica na Rua Cosme Velho, a câmara fria estava mofada, o que compromete a conservação dos alimentos ali guardados. Além disso, foram encontrados cervejas e refrigerantes vencidos, e os pães eram armazenados em bandejas no chão e alimentos, guardados junto com equipamentos velhos e enferrujados.

Após 30 dias, os fiscais do Procon-RJ retornarão aos estabelecimentos para verificar se as câmaras frigoríficas foram consertadas para funcionarem de forma adequada . Caso isso não ocorra, os estabelecimentos serão interditados.

 

Confira o que saiu na mída sobre as ações:

O Dia

Manchete On Line

RJ Notícias
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil