Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon estadual autua asilo em Duque de Caxias que funciona sem alvará

22.01.2014 - 19:04
Banheiros_sem_barras_de_apoio_(1)_A_1390424632.53.jpg

Atendendo a uma solicitação da 59ª DP, a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) enviou agentes do Procon Estadual do Rio de Janeiro para fiscalizar o Lar da Terceira Idade João Pedro Gay, um asilo em Duque de Caxias, cujo responsável se encontra indiciado em um inquérito no qual é acusado de reter os documentos de uma de suas internas e utilizar seu patrimônio. O asilo foi autuado e será multado por diversas irregularidades, entre elas o fato de funcionar sem alvará ou qualquer documentação e a ausência de qualquer assistência médica, psicológica e odontológica para os internos.

A fiscalização, realizada em conjunto com policias da 59ª DP, identificou remédios e extintores de incêndio vencidos, quartos sem luz de emergência e sem campainhas de alarme e banheiros sem barras de apoio no chuveiro e nos vasos sanitários. Outras irregularidades apontadas foram paredes dos quartos com infiltrações próximas às camas, falta de atividades para os residentes, e portas com trancas, o que é proibido para este tipo de estabelecimento.

O asilo também foi autuado por ter piso escorregadio, distância irregular entre as camas e desnível no banheiro – situações que apresentam sérios riscos para idosos. Foi encontrado pelos fiscais sabonete vencido desde 2010 e cremes para mãos e pés com prazo de validade de 2009.

Outro asilo também foi vistoriado pelos agentes do Procon Estadual – o Felizidade Residencial para Idosos, no Recreio dos Bandeirantes – mas esse não apresentou nenhuma irregularidade.

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil