Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua SuperVia por mal atendimento a passageiros no caso do descarrilamento de trem

22.01.2014 - 20:58
site_pequena_1390431473.27.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RJ), através do Procon Estadual do Rio de Janeiro, notificou a SuperVia nesta quarta-feira (22/01) devido às irregularidades encontradas pelos fiscais do órgão em fiscalização na estação de São Francisco Xavier após descarrilamento de um trem. A empresa foi autuada e será multada.

Além dos problemas encontrados na fiscalização, a concessionária também foi autuada por não adotar medidas adequadas para informar os passageiros sobre os procedimentos de emergência para deixarem a composição acidentada.

A estação de São Francisco Xavier recebeu usuários das linhas de Japeri, Santa Cruz e Deodoro, já que os trens desses ramais só estavam trafegando até ali. Havia apenas um funcionário da Supervia em uma das duas saídas da estação distribuindo vale viagem e declaração de atraso aos passageiros. Nenhuma orientação era prestada nas plataformas e nenhum aviso ou orientação era dado pelo sistema de som. Passageiros caminhavam pelos trilhos sem que alguém da Supervia os orientasse. O dinheiro da passagem não estava sendo devolvido a quem solicitasse no lugar do vale viagem.

Os fiscais conversaram com o responsável pela estação, que solicitou a presença de mais funcionários da Supervia para auxiliar no atendimento em São Francisco Xavier. Após a conversa com os fiscais do Procon Estadual, funcionários passaram a atender nas duas saídas da estação.

O ato sancionatório determina que a SuperVia informe se existe um plano de contingência para casos como o que ocorreu nesta quarta-feira e, caso exista, que o apresente e confirme se foi utilizado.

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil