Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual encontra quase três toneladas de alimentos vencidos em frigorífico da Penha Circular

04.02.2014 - 19:50
siite_1391551317.5.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, deu início nesta terça-feira (04/02) à Operação Lenita, que fiscaliza frigoríficos no Rio, Baixada, Niterói e São Gonçalo. O objetivo é vistoriar a validade e o modo de conservação dos alimentos para garantir que os estabelecimentos trabalhemde acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Dos sete frigoríficos fiscalizados, três estavam irregulares. Apenas no Frigomar, do Mercado São Sebastião, na Penha Circular, os agentes contabilizam duas toneladas, 821kg e 800g de alimentos vencidos, entre carnes, queijos, manteiga, champignon e tomate seco.

Na Nova Estrela Distribuidora de Carnes e Derivados, os produtos estavam armazenados no chão, e a câmara de resfriamento apresentava rachaduras, ferrugem e vazamentos. O estabelecimento terá 30 dias para corrigir os problemas encontrados no equipamento e, caso não sejam realizados, o local será interditado.

Os frigoríficos que não apresentaram irregularidades foram os seguintes: Penha Rio, na Penha; Precar Indústria de Preparação de Carnes, de Acari; e Force Meat e Novo Meriti, de São João de Meriti.

Balanço da Operação Lenita:

1 – Nova Estrela Distribuidora de Carnes e Derivados (Rua Gustavo Mayer, 26/Alcântara): 7kg de contra filé e 16kg de costela bovina sem especificação. Produtos armazenados em contato direto com o chão. Peças de desossa em lugar impróprio, não específico para descarte. Câmara de resfriamento e de congelamento com rachaduras, ferrugem e vazamentos precisando de reformas urgentes. Foi estabelecido o prazo de 30 dias corridos para efetivar a regularização das pendências sob pena de interdição.

2 – Frigomar Comercial de Alimentos (Rua Soja, 70/Penha Circular): 581kg e 200g de requeijão, 124kg de mortadela, 792kg de queijos, 35kg de tubelle de peru, 33kg e 400g de manteiga, 45kg de copa majestade, 9kg e 100g de lombo canadense, 324kg e 500g de linguiça, 10kg de chispe, 14kg de presunto, 3kg de salame, 5kg de carne seca, 36kg de champignon, 26kg e 600g de tomate seco e 783kg de carne de porco vencidos, além de 4kg e 500g de peito de peru e sobrecoxa de frango sem identificação.

3 – Frisa Frigorífico Rio Doce (Rua Monsenhor Reder, 58/Barreto – Niterói): 4kg de carne moída industrializada à venda.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Lenita:

TV Globo - Bom Dia RJ

Manchete Online

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil