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CONSUMIDOR / recall

Recall: Substituição das articulações axiais SKF.

13.02.2014 - 12:09

O Procon-RJ informa que a SKF DO BRASIL LTDA , inicia campanha de recall com o objetivo de convocar os consumidores a comparecer até um de seus representantes para efetuar, sem nenhum custo, a substituição das articulações axiais SKF dos modelos VKY 4704, VKY 4905, VKY 4913, VKY 4915, VKY 4924, VKY 4925, VKY 4934, VKY 4936, VKY 4937, VKY 4958, VKY 4959, VKY 4970, VKY 4973, VKY 4977 e VKY 4981. De acordo com a empresa, a campanha de chamamento, com início em 23 de dezembro de 2013, abrange 86.864(oitenta e seis mil oitocentos e sessenta e quatro) articulações colocadas no mercado de consumo, dos lotes 0813, 0913 e 1013. As articulações axiais objeto do recall são usadas nos seguintes modelos de veículo: Audi, modelo A3, Fiat, modelos 147, Brava, Elba, Fiorino, Idea, Marea, Oggi, Palio, Panorama, Pick - up, Prêmio, Siena, Strada, Tempra e Uno; Ford, modelos Courier, Eco Sport, Explorer, Fiesta, Ka e Ranger; GM, modelos Agile, Celta, Corsa, Classic, Meriva, Montana, Prisma e Tigra; e Volkswagen, modelos Bora, Golf e New Beatle.

Em relação ao defeito constatado, a empresa informou que há "possibilidade de rompimento integral da barra da articulação axial (...) quando submetidas a esforço considerável, devido á falha de fabricação pelo fornecedor Techsus Indústria de Auto Peças Ltda (...)".

Quanto aos riscos á saúde e a segurança apresentados, sustentou que há " O rompimento integral da articulação axial (...) pode causar a perda de dirigibilidade do veículo e, eventualmente, acidente e danos físicos e materiais ao condutor, ocupante e terceiros".

Quanto á data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada " A partir de 17 de dezembro de 2013, a SKF DO BRASIL concluiu pela necessidade de realização do recall".

A empresa informou que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes provocados pelo defeito em tela.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
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