Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recal: Fluido de freios dos Veículos Hyundai Gênesis 3.8.

13.02.2014 - 12:54

O Procon-RJ informa que a CAOA MONTADORA DE VEÍCULOS S.A, inicia campanha de recall com o objetivo de convocar os consumidores a comparecer até um de seus representantes para efetuar, sem nenhum custo, a substituição do fluido de freio dos veículos Hyundai Gênesis 3.8, fabricados entre 23 de setembro de 2008 e 20 de fevereiro de 2012. De acordo com a empresa, a campanha de chamamento, com início 26 de dezembro de 2013, abrange 76 (setenta e seis) veículos, com numeração de chassi entre os intervalos KMHGC41EP9U034615 a KMHGC41KBDU191079, distribuídos da seguinte forma pelos estados da federação:

Ceará - 01 veículo

Distrito Federal - 01 veículo

Espírito Santo - 01 veículo

Goiás - 01 veículo

Minas Gerais - 04 veículos

Mato Grosso - 01 veículo

Pará - 02 veículos

Pernambuco - 01 veículo

Paraná - 05 veículos

Rio de Janeiro - 06 veículos

Rondônia - 01 veículo

Rio Grande do Sul - 02 veículos

Santa Catarina - 02 veículos

São Paulo - 48 veículos

Em relação ao defeito constatado, a empresa informou que "devido a composição do fluido de classificação DOT 3 aplicados aos véiculos (...) poderá não haver a proteção contra a oxidação dos componentes internos da Unidade de Controle Hidráulico do ABS".

Quanto aos riscos á saúde e á segurança apresentados, sustentou que "uma possível oxidação dos componentes internos da Unidade Hidráulica do ABS poderá ocasionar o não funcionamento correto do sistema antitravamento (ABS)".

Quanto á data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que a " A Hyundai Motor Company identificou que 76 unidades do modelo Gênesis foram importadas para o Brasil (...) o fabricante informou a CAOA Montadora em 2013 da realização da camapnha de chamamento".

A empresa informou que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes provocados pelo defeito em tela.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil