Recal: Fluido de freios dos Veículos Hyundai Gênesis 3.8.
13.02.2014 - 12:54
O Procon-RJ informa que a CAOA MONTADORA DE VEÍCULOS S.A, inicia campanha de recall com o objetivo de convocar os consumidores a comparecer até um de seus representantes para efetuar, sem nenhum custo, a substituição do fluido de freio dos veículos Hyundai Gênesis 3.8, fabricados entre 23 de setembro de 2008 e 20 de fevereiro de 2012. De acordo com a empresa, a campanha de chamamento, com início 26 de dezembro de 2013, abrange 76 (setenta e seis) veículos, com numeração de chassi entre os intervalos KMHGC41EP9U034615 a KMHGC41KBDU191079, distribuídos da seguinte forma pelos estados da federação:
Ceará - 01 veículo
Distrito Federal - 01 veículo
Espírito Santo - 01 veículo
Goiás - 01 veículo
Minas Gerais - 04 veículos
Mato Grosso - 01 veículo
Pará - 02 veículos
Pernambuco - 01 veículo
Paraná - 05 veículos
Rio de Janeiro - 06 veículos
Rondônia - 01 veículo
Rio Grande do Sul - 02 veículos
Santa Catarina - 02 veículos
São Paulo - 48 veículos
Em relação ao defeito constatado, a empresa informou que "devido a composição do fluido de classificação DOT 3 aplicados aos véiculos (...) poderá não haver a proteção contra a oxidação dos componentes internos da Unidade de Controle Hidráulico do ABS".
Quanto aos riscos á saúde e á segurança apresentados, sustentou que "uma possível oxidação dos componentes internos da Unidade Hidráulica do ABS poderá ocasionar o não funcionamento correto do sistema antitravamento (ABS)".
Quanto á data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que a " A Hyundai Motor Company identificou que 76 unidades do modelo Gênesis foram importadas para o Brasil (...) o fabricante informou a CAOA Montadora em 2013 da realização da camapnha de chamamento".
A empresa informou que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes provocados pelo defeito em tela.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.