Recall: Jeep Wrangler, ano/modelo 2012/2013
14.02.2014 - 12:19
O Procon-RJ informa que a CHRYSLER GROUP DO BRASIL COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA, inicia campanha de recall com o objetivo de convocar os consumidores a comparecer até um de seus representantes para efetuar, sem nenhum custo, a substituição do tubo do fluido da direção hidráulica e para inspeção do tubo de arrefecimento do oléo do veículo Jeep Wrangler ano/modelo 2012/2013. De acordo com a empresa, a campanha de chamamento, com início 17 de dezembro de 2013, abrange 448 (quatrocentos e quarenta e oito) veículos, com numeração de chassi de 1C4BJWAGOCL115947 a 1C4BJWDGXDL626014, distribuídos da seguinte forma pelos estados da federação:
Acre - 01 veículo
Amazonas - 04 veículos
Bahia - 11 veículos
Ceará - 14 veículos
Distrito Federal - 20 veículos
Espirito Santo - 08 veículos
Goiás - 06 veículos
Maranhão - 05 veículos
Minas Gerais - 44 veículos
Mato Grosso do Sul - 12 veículos
Mato Grosso - 03 veículos
Pará - 06 veículos
Paraíba - 01 veículo
Pernambuco - 13 veículos
Piauí - 05 veículos
Paraná - 27 veículos
Rio de Janeiro - 27 veículos
Rio Grande do norte - 09 veículos
Rondônia - 01 veículo
Rio Grande do Sul - 35 veículos
Santa Catarina - 34 veículos
Sergipe - 03 veículos
São Paulo - 158 veículos
Tocantins - 01 veículo
Em relação ao defeito constatado, a empresa informou que "o tubo de arrefecimento do óleo da transmissão poderá entrar em contato com o tubo de retorno do fluido da direção hidráulica, e sendo este contato prolongado, poderá ocorrer vazamento no tubo de arrefecimento do óleo da transmissão".
Quanto aos riscos á saúde e á segurança apresentados, a empresa sustentou que "caso o atrito entre os tubos provoque vazamento do óleo da transmissão, a transmissão poderá ser danificada, causando falha no seu funcionamento, e aumento, assim, o risco de colisão".
Quanto á data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que "foi informada em 30/05/2013 sobre a decisão de condução pela matriz da campanha de recall. As peças para realização da campanha foram disponibilizadas para importação a partir de 30 de outubro de 2013. A partir de então, a Chrysler Group do Brasil Comércio de veículos Ltda. Tomou todas as medidas necessárias para o lançamento da campanha no Brasil".
A empresa informou que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes provocados pelo defeito em tela.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.