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CONSUMIDOR / recall

Recall: Caminhões das Linhas Delivery e Constellation e Chassis de Micro-ônibus Volkswagem

17.02.2014 - 12:46

O Procon-RJ informa que a MAN LATIN AMÉRICA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA, inicia campanha de recall com o objetivo de convocar os consumidores a comparecer até um de seus representantes para efetuar, sem nenhum custo, a substituição dos tubos de alimentação de combustível do motor dos caminhões Volkswagen das Linhas Delivery e Constellation e Classis de Micro-ônibus, ano/modelo 2011,2012 e 2013.

De acordo com a empresa, a campanha de chamamento, com início 09 de janeiro de 2014, abrange 32.033 (trinta e dois mil e trinta e três) veículos, com numeração de chassi entre os intervalos 9531M52P7BR138239 a 9531M52P3DR350848, distribuídos da seguinte forma pelos estados da federação:

Acre - 01 veículo

Alagoas - 261 veículos

Amazonas - 203 veículos

Amapá - 60 veículos

Bahia - 1308 veículos

Ceará - 773 veículos

Distrito Federal - 289 veículos

Espírito Santo - 531 veículos

Goiás - 1050 veículos

Maranhão - 455 veículos

Minas Gerais - 3168 veículos

Mato Grosso do Sul - 352 veículos

Mato Grosso - 368 veículos

Pará - 664 veículos

Paraíba - 294 veículos

Pernambuco - 1104 veículos

Piauí - 266 veículos

Parana - 2184 veículos

Rio de Janeiro - 7962 veículos

Rio Grande do Norte - 248 veículos

Rondônia - 147 veículos

Roraima - 52 veículos

Rio Grande do Sul - 1564 veículos

Santa Catarina - 1733 veículos

Sergipe - 252 veículos

São Paulo - 6477 veículos

Tocantins - 267 veículos

Em relação ao defeito constatado, a empresa informou que há "Possibilidade de desgaste ou trinca dos tubos de alimentação de combustível para o motor".

Quanto aos riscos á saúde e á segurança apresentados, sustentou a possibilidade de ocorrer "vazamento de combustível no compartimento do motor" o que pode causar "incêndio e eventuais danos físicos".

Quanto ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, a empresa alegou que "A detecção da não conformidade deu-se no início do mês de Dezembro de 2013, através de inspeção visuais de rotina em veículos acabados, informações recebidas do campo e peças substituídas, oportunidade em que verificou-se a possibilidade de desgaste ou trinca dos tubos de alimentação de combustível para o motor".

A empresa informou que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes relacionados ao defeito de tela.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
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