Procon Estadual fiscaliza 30 restaurantes na Operação Jarra D'Água
21.02.2014 - 20:25
Por determinação da Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), agentes do Procon Estadual realizaram nesta sexta-feira, 21/02, vistoria emrestaurantes e bares de Copacabana, no Rio de Janeiro, para verificar se estão cumprindo a Lei Estadual 2424/95,que estabelece o fornecimento de água potável filtrada, gratuitamente, aos consumidores. Inspirada na campanha do Rio $urreal - cujo objetivo é estimular os restaurantes a oferecer água filtrada a seus clientes -, os fiscais estiveram em 30 estabelecimentos, dos quais apenas seis cumpriam a lei da água.
A finalidade da fiscalização foi de esclarecimento no sentido de que a lei seja cumprida. Os fiscais do Procon Estadual distribuíram nos restaurantes o Menu de Direitos, umacartilha na qual estão detalhadas todos os direitos do consumidor nesse tipo de estabelecimento, entre eles, o fornecimento gratuito de água filtrada. Diante das informações passadas pelos agentes, os demais restaurantes que ainda não se adequaram a lei disseram que vão passar a cumpri-la.
Menu de Direitos
Em junho do ano passado, a Seprocon, em parceria com o Sindicato de Hotéis, Bares eRestaurantes(SindRio), elaborou o Menu de Direitos do consumidor com vistas à Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro. Cerca de 50 mil exemplares foram distribuídos nos restaurantes para auxiliar os milhares de turistas que estiveram na cidade para acompanhar a JMJ.
O Menu de Direitos em bares e restaurantes pode ser acessado no site do Procon-RJ (www.procon.rj.gov.br).
Locais que ofereciam água filtrada aos clientes:
1 – Da Brambini
2 - Pérgula (restaurante do Copacabana Palace)
3 – Filial de Copacabana da Rota 66 (Av. Atlântica)
4 - Forno e Fogão (restaurante do Golden Tulip)
5 - Restaurante do Hotel Sofitel
6 - Cais da Ribeira (restaurante do Hotel Pestana)
Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Jarra D'Água:
O Dia
Manchete Online
SRZD
Cassilândia Jornal