Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual fiscaliza 30 restaurantes na Operação Jarra D'Água

21.02.2014 - 20:25
site_1393025054.6.jpg

Por determinação da Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), agentes do Procon Estadual realizaram nesta sexta-feira, 21/02, vistoria emrestaurantes e bares de Copacabana, no Rio de Janeiro, para verificar se estão cumprindo a Lei Estadual 2424/95,que estabelece o fornecimento de água potável filtrada, gratuitamente, aos consumidores. Inspirada na campanha do Rio $urreal - cujo objetivo é estimular os restaurantes a oferecer água filtrada a seus clientes -, os fiscais estiveram em 30 estabelecimentos, dos quais apenas seis cumpriam a lei da água.

A finalidade da fiscalização foi de esclarecimento no sentido de que a lei seja cumprida. Os fiscais do Procon Estadual distribuíram nos restaurantes o Menu de Direitos, umacartilha na qual estão detalhadas todos os direitos do consumidor nesse tipo de estabelecimento, entre eles, o fornecimento gratuito de água filtrada. Diante das informações passadas pelos agentes, os demais restaurantes que ainda não se adequaram a lei disseram que vão passar a cumpri-la.

Menu de Direitos

Em junho do ano passado, a Seprocon, em parceria com o Sindicato de Hotéis, Bares eRestaurantes(SindRio), elaborou o Menu de Direitos do consumidor com vistas à Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro. Cerca de 50 mil exemplares foram distribuídos nos restaurantes para auxiliar os milhares de turistas que estiveram na cidade para acompanhar a JMJ.

O Menu de Direitos em bares e restaurantes pode ser acessado no site do Procon-RJ (www.procon.rj.gov.br).

Locais que ofereciam água filtrada aos clientes:

1 – Da Brambini

2 - Pérgula (restaurante do Copacabana Palace)

3 – Filial de Copacabana da Rota 66 (Av. Atlântica)

4 - Forno e Fogão (restaurante do Golden Tulip)

5 - Restaurante do Hotel Sofitel

6 - Cais da Ribeira (restaurante do Hotel Pestana)

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Jarra D'Água:

O Dia

Manchete Online

SRZD

Cassilândia Jornal
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil