Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua Grupo Galileo por dificultar a entrega de documentos para transferência

26.02.2014 - 18:08
site_1393449731.66.jpg

Por determinação da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), o Procon Estadual autuou nesta quarta-feira (26/02) mais uma vez o grupo Galileo Administração de Recursos Educacionais por continuar dificultando a entrega de certificados de conclusão de curso e históricos escolares para a realização de transferência assistida dos alunos da descredenciada UniverCidade, como foi definido pelo Ministério de Educação em edital divulgado na segunda-feira (24/02). Fiscais do Procon Estadual atenderam a denúncias e estiveram no local estabelecido para a entrega dos documentos onde encontraram filas quilométricas e alunos que não conseguiram os documentos que queriam.

Ao chegar ao local da entregada dos documentos – a antiga filial da UniverCidade, na Rua Gonçalves Dias, no Centro –, os fiscais se depararam com apenas dois funcionários numa pequena sala para atender a uma fila que dava a volta no quarteirão. Os documentos para entrega estavam impressos e dispostos em mesas e cadeiras, exigindo uma conferência manual para encontrá-los. Só havia documentos de alunos apenas do início do 2° semestre de 2013 até hoje. Os históricos e certificados de boa parte dos alunos deste período, porém, não se encontrava ali e os funcionários não sabiam informar como eles farão para recebê-los e nem como os alunos anteriores a esse período farão para ter acesso aos seus documentos.

O grupo Galileo foi autuado por má prestação de serviço, realizado de forma precária e em local inadequado, além de descumprir o cronograma previsto para a entrega dos documentos a seus ex-alunos, contrariando por prática abusiva, como previsto no Artigo 39°, inciso XII, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os fiscais orientaram os alunos presentes para que encaminhassem suas reclamações sobre o atendimento dado para um dos posts de atendimento do Procon Estadual.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a autuação do grupo Galileo:

O Dia

Globo- G1

UOL

O Pinologo

Rádio GBN Foz



 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil