Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual retoma Operação Jarra D'água e fiscaliza 23 restaurantes no Centro

11.03.2014 - 19:42
site_1_1394578168.4.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, começou nesta terça-feira (11/03) a segunda etapa da Operação Jarra D’água. Apartir de agora os estabelecimentos vistoriados pelo órgão que não estiverem de acordo com aLei Estadual 2424/95 - que trata do fornecimento deáguafiltrada, gratuitamente, aos clientes – serão autuados e multados. Neste primeiro dia foram fiscalizados 23 estabelecimentos no Centro e todos serviam água filtrada aos clientes. Porém, somente um deles estava oferecendo água aos consumidores sem que fosse preciso solicitarem: o restaurante Albamar, na Praça XV. Em três deles passou a constar no cardápio que água filtrada é servida gratuitamente: Gula Gula (Rua Senador Dantas), Da Silva (Clube Ginástico Português) e Bistrô do Paço (Paço Imperial).

Os fiscais estiveram em 20 dos estabelecimentos vistoriados durante a primeira fase da operação, quando 12 deles não cumpriam o estabelecido pela lei. Agora, todos passaram a oferecer a água de forma gratuita.Para verificar se estavam cumprindo a lei, os fiscais não estavam identificados com coletes e se apresentavam nos estabelecimentos como se fossem clientes.

O objetivo do Procon Estadual é voltar aos bares e restaurantes em que esteve na primeira fase para verificar se realmente estão cumprindo a lei.

Balanço da Operação Jarra D‘Água:

Estabelecimentos que se adequaram a lei: Gula Gula (Rua Senador Dantas), Urich, Filé e Folhas Up, Cavé, Symbol, Albamar, Galeto Rio, Timpanas, Alentejano, Mosteiro, Gioconda, Alkhayam, Recanto Carioca

Estabelecimentos que já cumpriam a lei na primeira fase e continuam a cumprir: Restaurante Mauá, Botequim do Itahy, Giuseppe, Clube Gourmet, Da Silva, Colombo, Delight

Estabelecimentos vistoriados na operação pela primeira vez e que já cumprem a lei: Bistrô do Paço, Pilograma, Atrium

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Jarra D'Água:

O Dia

SRZD

Manchete Online

Radio Agência
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil