Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / educação para o consumo

Mercadoria e instalação fora do prazo

07.10.2011 - 17:08

Mercadoria entregue fora do prazo permite ao consumidor exigir o dinheiro de volta. Quando uma loja não entrega o produto no prazo acertado, o consumidor deve exigir uma solução. Ele não está obrigado a aceitar a entrega atrasada, fato que configura descumprimento de contrato por p...

O consumidor e as greves: cuidados com o caixa eletrônico

06.10.2011 - 16:59

Com a greve dos bancos muitos consumidores estão tendo dificuldades para efetuarem seus pagamentos. Embora a greve tenha "furado" e não seja geral, ou seja, algumas agências, principalmente em bairros estão com seu funcionamento normal, uma das principais opções para os demais cas...

O que são os consórcios?

29.09.2011 - 16:56

Consórcio é um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que se reúnem, para aquisição de bens através de suas contribuições mensais dentro de um período pré-estabelecido. No caso de automóveis, a compra é parcelada e programada do carro zero km, onde o custo de veículo é di...

Os direitos dos torcedores

28.09.2011 - 16:49

Inicialmente, cabe ressaltar que há relação de consumo no caso e que não termina ao final da partida. Mas essa relação de consumo envolve antes, durante e depois. Existe uma relação de consumo entre torcedor e a atividade desportiva uma relação de consumo e, a incidência do C...

O consumidor e o serviço de táxi

26.09.2011 - 16:17

Nessa semana, a demanda por táxis no Rio de Janeiro é grande, devido ao Rock in Rio. O consumidor, principalmente estrangeiro, deve ficar atento ao serviço prestado pelos taxistas.

Os direitos do consumidor aluno de auto escola

26.09.2011 - 16:07

Se você tem divergência com a autoescola em que está matriculado, seja quanto às aulas teóricas ou de direção, converse com o diretor de ensino ou o diretor geral.

Consumo consciente: diferença entre produto diet e light

22.09.2011 - 17:31

Diabéticos, hipertensos, pessoas com nível de colesterol alto ou com excesso de peso podem consumir o mesmo alimento diet ou light?O Ministério da Saúde classifica os produtos diet como o grupo de alimentos dietéticos produzidos para fins especiais e define:

Crédito consignado. O que é e os cuidados necessários

19.09.2011 - 17:25

Crédito consignado, também chamado de empréstimo consignado, é um empréstimo com pagamento indireto, cujos parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento da pessoa física, beneficiada pelo crédito concedido.

Banda Larga 3G e o consumidor

16.09.2011 - 17:17

A Banda larga 3G é um dispositivo com acesso à internet móvel, um "modem" que plugado ao computador dá acesso a internet.

Educação Financeira: O Banco pode debitar valores não autorizados de sua conta?

14.09.2011 - 17:08

O banco só pode debitar valor de dívidas diretamente da conta do consumidor referentes a estouro de limite de cheque ou empréstimo se este autorizar por escrito.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil