Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE PROTEÇÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
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Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
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Entenda tudo sobre Recall para garantir a sua segurança e a de terceiros.
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ATENDIMENTO / postos de atendimento

Os postos de atendimento do PROCON-RJ estão distribuídos em regiões estratégicas do Estado do Rio de Janeiro. Nossos Funcionários estão preparados e qualificados para recepcionarem e tratarem com qualidade as práticas infrativas que violem os Direitos e garantias dos Consumidores. Diante da experiência adquirida no dia a dia, nosso atendimento é subdividido da seguinte forma:

Atendimento Preliminar: É uma forma direta e rápida de solução, quando a demanda apresenta possibilidade.

Simples consulta: É aplicado quando o consumidor pretende confirmar ou obter informação, esclarecimento ou orientação .

À fiscalização: São denúncias onde a lesão praticada pelo fornecedor é estendida a toda coletividade e mereça intervenção direta do órgão .

Atendimento cancelado: Ocorre por solicitação do consumidor após a realização do registro.

Carta de Informações Preliminares: É um registro de informações prestadas pelo consumidor e enviada para esclarecimento do fornecedor no prazo legal.

Abertura direta de reclamação: É adotado em circunstâncias graves, sendo mais coercitiva. As audiência são marcadas no primeiro atendimento realizado ao consumidor.

Veja nossos registros até o momento.

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