Procon Estadual autua 42 lojas de shoppings luxuosos do Rio
24.04.2014 - 19:50
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, deu início nesta quinta-feira (24/04) à Operação Bonequinha de Luxo para vistoriar alguns dos shopping mais caros do Rio de Janeiro. Os fiscais estiveram no Shopping Leblon, Shopping Fórum, Village Mall e no Fashion Mall de São Conrado. Das 63 lojas visitadas, 42 foram autuadas e podem ser multadas.
A ausência de preço nos produtos da vitrine e do interior das lojas foi a irregularidade que mais se repetiu durante a ação, seguida pelos casos de ausência do Código de Defesa do Consumidor e pela falta do cartaz que informa o Disque Procon 151. Na loja Sephora, do Village Mall, era divulgado apenas o preço parcelado dos produtos, o que contraria a Lei Estadual 6419/13. De acordo com a norma, é proibida a exposição de etiquetas que deem destaque ao parcelamento em detrimento do valor à vista.
As lojas Arezzo, Aviator, Banco de Areia, Red Valentino, Scarf Me, Elle Et Lui, Via Veneto, Le Lis Blanc, Kate Spade, Folic, Enjoy, Animale, AC Scrap e Gifts, Swains, Omega, Trousseau, Ermenegildo Zegna, H Stern, Salvatore Ferragamo e Empório Armani do Shopping Leblon, além da Forever 21 do Village Mall, passaram sem problemas pela fiscalização.
Balanço da Operação Bonequinha de Luxo:
·Shopping Leblon
1 – Valisere Lingerie: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151.
2 – Occhialeria: Ausência do Código de Defesa do Consumidor, do cartaz que informa o Disque Procon 151 e sem informação clara sobre o preço dos produtos.
3 – Renner: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151.
4 – Papel Craft: Ausência do cartaz que informa o Disque Procon 151.
5 – Burberry Brasil: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151.
6 – Cia Marítima: Ausência do cartaz que informa o Disque Procon 151.
7 – W. Map: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151. Foi determinada, novamente, a colocação do cartaz tendo em vista que o dono já tinha sido orientado pelo Procon-RJ e mandou tirar.
8 – John John: Ausência de preço nos produtos.
9 – Vilebrequin: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151.
10 – Carla Amorim: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151.
11 – Livraria da Travessa: Ausência do Código de Defesa do Consumidor, do cartaz que informa o Disque Procon 151 e de preço nos produtos.
·Shopping Village Mall
12 – GNC: Ausência de preço nos produtos da vitrine.
13 – Phebo: Ausência de preço nos produtos da vitrine.
14 – Cia Marítima: Ausência de preço nos produtos da vitrine.
15 – Sephora: Ausência do valor total do produto, só havia indicação do preço parcelado.
·Shopping Fórum
16 – Gare 7: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e de preço visíveis nos produtos da vitrine.
17 – Gaoli: Produtos sem preço no interior da loja.
18 – Arte Coletiva: Ausência do Código de Defesa do Consumidor, do cartaz que informa o Disque Procon 151 e de preço nos produtos da vitrine.
19 – Mara Caldas: Ausência do cartaz que informa o Disque Procon 151, produtos sem preço no interior da loja.
20 – Comunicare: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151.
21 – Rio Summer: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151.
22 – Zazon: Ausência do cartaz que informa o Disque Procon 151.
23 – Euler Freia: Ausência do Código de Defesa do Consumidor.
24 – Pluma: Ausência do Código de Defesa do Consumidor.
25 – Kiehe’s: Ausência do Código de Defesa do Consumidor, produtos sem preço nas prateleiras e alguns produtos em cima dos preço não permitindo a pronta visualização.
26 – Veleno: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151, produtos em cima dos preços não permitindo a pronta visualização pelo consumidor.
27 – Lisht: Produtos à venda sem informação de preço e ausência do Código de Defesa do Consumidor.
28 – Blume: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151.
29 – K.A.: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151, produtos sem preço no interior da loja e na vitrine.
30 – Momeries: Produtos sem preço no interior da loja e na vitrine.
31 – Mary Zaide: Ausência de preço nos produtos das vitrines laterais.
32 – Francesca Romana Diana: Ausência do cartaz que informa o Disque Procon 151 e produtos sem preço na vitrine.
33 – Lenny: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151.
34 – Dress To Clothing: Ausência do cartaz que informa o Disque Procon 151.
·Fashion Mall, São Conrado
35 – Farmalife: Produtos sem preço na vitrine.
36 – Papel Craft: Produtos sem preço na vitrine e no interior da loja.
37 – PB Kids: Produtos sem preço na vitrine.
38 – Jacques Janine: Produtos sem preço na vitrine.
39 – World Wine: Ausência de preço nos produtos.
40 – Alberto Gentleman: Ausência de preço nos produtos da vitrine e do interior da loja.
41 – Bisi: Ausência de preço nos produtos da vitrine.
42 – Salinas: Ausência de preço nos produtos da vitrine.
Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Bonequinha de Luxo:
R7 Notícias
SRZD
O Dia
Manchete Online
Café das quatro