Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua Restaurante Baby Beef Barra pela cobrança abusiva de taxa de desperdício

29.04.2014 - 18:50
site_1398808710.96.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, notificou nesta segunda-feira (29/04) o restaurante e churrascaria Baby Beef Barra para que pare de cobrar taxa por peças pedidas e não consumidas pelos clientes do serviço de rodízio do estabelecimento. Segundo o órgão, essa cobrança é um método desleal com o consumidor. O ato sancionatório determina que o estabelecimento retire, em até 72 horas (a partir do recebimento da notificação), os avisos de cobrança da chamada “taxa de desperdício” nem institua qualquer tipo de cobrança semelhante. Por causa dessa irregularidade, o restaurante foi autuado e será multado.

De acordo com o Procon Estadual, ao não consumir todas as peças solicitadas no rodízio de culinária japonesa e pagar a mais por isso, o freguês acabava arcando com o valor de itens já incluídos no serviço. Para não pagar, o cliente se via forçado a consumir alimentos que não desejava mais; prática proibida pelo artigo 6°, inciso V do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, a cobrança por peça não consumida é considerada abusiva pelo artigo 39°, inciso V do CDC.

O Procon Estadual ressalta que “a justificativa de que a cobrança em questão visa a evitar o desperdício de comida" não procede, uma vez que há outras maneiras de educar o consumidor que não seja por meio de cobrança abusiva.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a ação:

O Dia

O Globo

Manchete Online

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil