Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua hotel em Mangaratiba onde se hospedará seleção da Itália

26.05.2014 - 19:49
site_1401144636.35.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou nesta segunda-feira (26/05) mais uma etapa da Operação Camisa 10, planejada com vistas à Copa do Mundo. Os fiscais estiveram em Mangaratiba para vistoriar restaurantes, supermercados, padarias, lojas, e o Hotel Portobello, onde a seleção italiana vai se hospedar durante o Mundial. Dos 13 estabelecimentos vistoriados, oito foram autuados e serão multados por diversas irregularidades. No total, foram descartados mais de 218kg de alimentos impróprios para consumo.

No Hotel Portobello, os agentes descartaram 25kg de massas, camarão, salmão e margarina vencidos, além de 24kg e 150g de produtos sem especificação quanto ao prazo de validade. Entre os alimentos encontravam-se picanha, molhos, coração, queijo, açúcar e peixes. O hotel não disponibiliza cartazes com o Disque Procon 151 e com a informação de que é proibido hospedagem de crianças e adolescentes desacompanhados. Não divulga, ainda, folhetos sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e não fornece preservativos aos clientes. Na semana passada, a Operação Camisa 10 visitou outros dois hotéis que vão hospedar seleções durante a Copa. Em São Conrado, no Hotel Royal Tulip, onde o time da Inglaterra vai se instalar, os fiscais inutilizaram 2kg e 362g de manteiga, presunto de parma e salmão vencidos. O hotel também foi autuado por não fornecer preservativos aos hóspedes. Já o Hotel Caesar Park, no qual ficará a seleção holandesa, passou sem problemas pela fiscalização.

Ainda em Mangaratiba, os agentes encontraram 10kg e 230g de alimentos impróprios para consumo na Padaria Pingo de Ouro. Mais de 1kg e 500g de molho branco estavam fora do prazo de validade desde março. Bebidas e outros produtos são estocados em contato direto com o chão da cozinha. Os agentes flagraram, ainda, baratas no balcão, no freezer e no refrigerador de água que serve para a feitura dos pães. No freezer, foram vistos restos de comida e sangue de carne que confirmaram as péssimas condições de limpeza do local. O refrigerador de água e o freezer foram interditados até que as irregularidades sejam sanadas.

No Point do Pão, só de mistura para bolos vencida foram descartados 20kg e 350g, além de 1kg e 500g de canela em pó. Os fiscais encontraram, ainda, 9kg de massa de broa de milho e de frios sem informações sobre a validade. A cozinha do local foi interditada e só será liberada após a sua limpeza ser comprovada pelo Procon Estadual. Já a padaria Zenil não tinha alvará de funcionamento e alvará dos bombeiros. Portanto, ficou estipulado um prazo de 15 dias para apresentação dos documentos. Também foram descartados 12kg de quibe, 8kg e 500g de coxinha e 6kg e 900g de rissole sem identificação no estabelecimento.

Os restaurantes Brojo, Brotinho e Oceano; além da pizzaria Brojo e do supermercado Careca, não apresentaram irregularidades.

Balanço da Operação Camisa 10:

1 - Hotel Portobello (Rodovia BR 101, Km 47): 5kg de massa de lasanha, 5kg de camarão, 5kg de ravióli de frango, 2kg de salmão, 3kg e 500g de espaguete, 3kg de capelete e 1kg e 500g de margarina vencidos; 3kg de ravióli, 3kg de picanha, 15kg de salmão, 1kg e 300g de coração, 500g de peixe, 800g de molhos, 400g de queijo e 150g de açúcar sem especificação. Ausência do cartaz que informa o Disque Procon 151. Não fornece preservativos e não divulga a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Falta cartaz que proíbe a hospedagem de crianças e adolescentes desacompanhados.

2 - Boutique Toca da Onça (dentro do Portobello): Produtos sem preço na vitrine e no interior da loja. Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151.

3 - Mercado Só Preço (Praça Nossa Sra. da Guia, 163): 13kg de presunto e 4kg e 458g mortadela vencidos; 17kg de carré e 2kg e 600g de bife à rolê sem especificação.

4 - Padaria Pingo de Ouro (Av. Mangaratiba, 155): 200g de pão de forma, 140g de doce de leite, 150g de requeijão e 1kg e 600g de molho branco vencidos; 2kg e 800g de frios, 1kg e 800g de linguiça, 900g de massa salgada, 1kg e 400g de salsicha, 410g de hambúrguer, 1kg e 430g de frango e 1kg de carne com aipim sem especificação. Bebidas e alimentos armazenados em contato direto com o chão. Freezer em péssimas condições de higiene e limpeza (restos de comida e sangue). Foi constatada a presença de baratas no balcão, no freezer da cozinha e no refrigerador de água para feitura do pão. Interditado o freezer e o refrigerador de água até que se comprove o cumprimento das exigências.

5 - Point do Pão (Pça Nossa Sra. da Guia, 121): 20kg e 350g de mistura para bolo e 1kg e 500g de canela em pó vencidos; 4kg de massa de broa de milho e 5kg de frios sem especificação. Interdição da cozinha até que se comprove junto ao Procon a sua limpeza.

6 - Zenil Padaria e Lanchonete: 1 caixa de hambúrguer vencida; 12kg de quibe, 8kg e 500g de coxinha e 6kg e 900g de rissole sem especificação. Sem alvará de funcionamento e alvará dos bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação dos documentos.

7 - Mercearia Alto de Ibicuí: 3kg e 100g de carne moída em estoque; 34 embalagens de petit suisse e 4 embalagens de danone vencidos.

8 - Supermercado Unidos (Av. Frei Afonso Jorge Braga, s/n°): 466g de carne de sol, 1kg de lombo fatiado, 400g de strogonoff de frango e 576g de filé mignon vencidos; 43kg e 50g de carne suína, 4kg e 100g de filé de frango, 6kg e 50g de linguiça e 3kg de salsicha sem especificação.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Camisa 10:

CNN 

NewsChannel 3 E-News 

World Breaking News Channel 

Globo Tv

O Globo Online - Ancelmo Góis  

SRZN

Agência Brasil

Globo Esporte

Jornal do Brasil

Exame

Estadão

ESPN

Band

RJ Notícias

Lancenet

Cidade Marketing

Jovem Pan

InfoMoney

PanHotéis

Correio Braziliense

Premier League

Clube do Esporte DF

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil