Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual distribuirá cartilhas em inglês e espanhol de orientação sobre os táxis do Rio

02.06.2014 - 19:13
ssite_1401747334.26.jpg

Com a proximidade do início da Copa do Mundo no Brasil, a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon Estadual, preparou uma cartilha com orientações sobre o funcionamento dos táxis no Rio de Janeiro e os direitos dos usuários do serviço. Foram impressos 50 mil exemplares da cartilha, dos quais 10 mil estão escritos em inglês e 10 mil em espanhol, visando aos turistas estrangeiros que virão ao Rio para a Copa.

Com a cartilha, os torcedores estrangeiros poderão se prevenir de práticas irregularidades como, por exemplo, corrida executada sem taxímetro (a corrida no tiro), fato muito comum na saída de aeroportos.As cartilhas começarão a ser distribuídas pelos funcionários do Procon Estadual a partir da próxima sexta-feira (06/06), quando a Seprocon dará início ao esquema especial preparado para atendimento dos consumidores na Copa do Mundo.

Profissionais do órgão atenderão às denúncias e reclamações, além de tirar dívidas sobre relação de consumo, na Rodoviária Novo Rio, no Porto do Rio de Janeiro e nos aeroportos Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont. As equipes contarão com profissionais bilíngues, capacitados para falar com os turistas em inglês e/ou espanhol.

Nos aeroportos e na Rodoviária Nova Rio, os servidores do Procon Estadual estarão uniformizados atendendo à população nos dias de jogos da Copa (de 12 de junho a 13 de julho). No Porto do Rio, os funcionários estarão a postos nos dias com previsão de atracação de navios de passageiros (de 06 de junho a 15 de julho). Nos dias que a equipe estiver em ação, os profissionais do Procon Estadual atenderão das 7 às 22h.

Confira o que saiu na mídia sobre a ação:

Agência Brasil

Jornal do Brasil

O Dia

SRZD

Veja Rio 

Brasil Notícia

Yahoo Noticias
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil