Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Quiosques da orla de Ipanema e do Leblon são aprovados pelo Procon Estadual

05.06.2014 - 19:15
site_1402006526.4.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, prosseguiu nesta quinta-feira (05/06) com a Operação Camisa 10 vistoriando quiosques, hotéis e restaurantes que ficam na orla dos bairros de Ipanema e do Leblon. Essa é mais uma ação voltada à Copa do Mundo. Dos 28 estabelecimentos fiscalizados, apenas quatro foram autuados por diferentes irregularidades. Todos os quiosques visitados estavam em conformidade com a lei.

Desta vez, um ponto positivo chamou a atenção dos fiscais: os 24 quiosques fiscalizados passaram sem problemas pelo crivo dos agentes. Em Ipanema, os fiscais estiveram nos quiosques Potty, Saideira, Terra Vista, Pão de Queijo, Quase Nove, Para Raio, Nicolas Arpoador, Baixinho, Amor Cigano, Point 13, Cats, Pôr do Sol e Mangabeira. Já no Leblon, os quiosques foram o Mirante Sonhador, Tia Sonia, Du Leblon, Baixo Bebê, Toni do Coco, Miltão, Lanches e Bebidas e Eirelle, Caneco do Rei, Bar da Cidade, Guaraviton e Pais e Filhos.

No Hotel Marina All Suites, na Av. Delfim Moreira, falta acessibilidade para os hóspedes portadores de deficiência. Além disso, o local não divulga os cartazes que informam sobre as penalidades quanto ao crime de exploração sexual, a proibição de hospedagem de crianças e adolescentes desacompanhados, e os folhetos que alertam sobre doenças sexualmente transmissíveis. O hotel não disponibiliza, ainda, o Código de Defesa do Consumidor para consulta dos clientes.

O Hotel Fasano, localizado na Av. Vieira Souto, não mostrou a documentação do salva-vidas responsável pela segurança da piscina. Foi estipulado um prazo de 15 dias para o profissional apresentar os documentos junto ao Procon Estadual. Assim como o Marina All Suites, o estabelecimento também não divulga os cartazes indispensáveis.

Balanço da Operação Camisa 10:

1 – Hotel Marina All Suítes (Av. Delfim Moreira, 696/Leblon): Falta acessibilidade. Não divulga folhetos sobre DSTs e AIDS. Não tem cartaz sobre as penalidades do crime de exploração sexual. Não informa a proibição de hospedagem de crianças e adolescentes desacompanhados. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

2 – Restaurante Bar (Hotel Marina All Suítes): 550g de purê de castanha, 80g de croutons, 850g de curry, 650g de açafrão, 300g de noz moscada e 400g de farinha vencidos.

3 – Hotel Fasano (Av. Vieira Souto, 80/Ipanema): Prazo de 15 dias para o salva-vidas apresentar documentação. Não divulga folhetos sobre DSTs e AIDS. Não tem cartaz sobre as penalidades do crime de exploração sexual. Não fornece preservativos. Não informa a proibição de hospedagem de crianças e adolescentes desacompanhados. Ausência do cartaz que informa o Disque Procon 151.

4 – Arpoador Inn (Rua Francisco Otaviano, 177/Ipanema): Não tem cartaz sobre as penalidades do crime de exploração sexual. Não informa a proibição de hospedagem de crianças e adolescentes desacompanhados. Não divulga folhetos sobre DSTs e AIDS. Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151. Falta ficha para identificação de hospedagem de menor.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Camisa 10:

SRZD

O Dia
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil