Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua cinco estabelecimentos no interior do Galeão

09.06.2014 - 19:03
sitee_1402351455.85.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou nesta segunda-feira (09/06) nova etapa da Operação Camisa 10 para vistoriar o comércio no interior do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão). Essa é mais uma ação da autarquia voltada à Copa do Mundo. Dos 37 estabelecimentos fiscalizados, cinco foram autuados e serão multados por diferentes irregularidades.

As lojas Prixzone, do Terminal 1, e Lupa Lupa Óculos, do Terminal 2, não apresentaram alvará de funcionamento. Os agentes determinaram prazo de 15 dias para que a documentação seja entregue sob pena de interdição dos quiosques. O Procon Estadual vai enviar ofício à Infraero para obter explicações sobre a permanência das lojas, sem documentação, dentro do aeroporto. As duas empresas não emitem notas fiscais e expõe produtos à venda sem indicação de preços. Na Lupa Lupa, a fiscalização constatou, ainda, a ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que deve ficar disponível para consulta dos clientes.

No estacionamento Verzani e Sandrini Parking, que atende aos dois terminais, falta sistema de filmagem e informações sobre o número da apólice do seguro, nome da seguradora, e data do término da cobertura. O estabelecimento se exime de qualquer responsabilidade por objetos deixados no interior dos veículos, o que é proibido pelo CDC.

Os fiscais também vistoriaram alguns táxis que circulavam ao redor do aeroporto. Todos os taxímetros estavam atualizados dispensando a utilização da tabela de preços. A cartilha “Fique Atento”, um folheto em três idiomas idealizado pelo Procon Estadual que esclarece o funcionamento dos táxis aos turistas, foi distribuída por todo o aeroporto.

As lojas que passaram sem problemas pela vistoria, no Terminal 1, foram as seguintes: Lanchonete Demoiselle, Hallah grill, Astoria, O Boticário, Rei do Mate, Air Point Restaurante, Linha do Horizonte, Sobral Souvenir, Dorael Souvenir, Caracol Chocolates, Esporte Souvenir, NYS Collection Óculos, Galeão Coffee Shop, Bar Gate Zero, GIG e Pastello. Já no terminal 2, as lojas aprovadas foram: Frango Assado Express, Paneria Lanchonete, Rei do Mate, Bob’s, Santos Dumont Fast Food, Pastatore, Spoleto, Dufry Shopping, Palheta, Viena, Batata Inglesa, Kafe, Chilli Beans, Dorael Souvenir, Quiosque Fom e Casa do Pão de Queijo.

Balanço da Operação Camisa 10:

1 - Air Café Palheta (Terminal 1): 4kg e 560g de molhos vencidos.

2 - Brasil Rio (Terminal 2): Produtos da vitrine sem preço visível ao consumidor.

3 - Lupa Lupa Óculos (Terminal 2): Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Produtos sem preço. Não emite e não apresentou talão de nota fiscal. Não mostrou o alvará de funcionamento. Dado um prazo de 15 dias para que a documentação seja apresentada sob pena de interdição.

4 - Prixzone (Terminal 1): Não apresentou nota fiscal. Não mostrou alvará de funcionamento. Produtos sem preço.

5 - Verzani e Sandrini Parking (Estacionamento do Aeroporto nos dois terminais): Falta sistema de filmagem. O estabelecimento se exime da responsabilidade por objetos deixados dentro do veículo. Ausência de informação sobre o número da apólice do seguro, nome da seguradora e data do término da cobertura

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Camisa 10: 

SRZD

R7 Notícias
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil