Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Relatório de Recall: Substituição das articulações axiais CMM

11.06.2014 - 17:15

O Procon-RJ informa que a MAGNETI MARELLI COFAP FABRICADORA DE PEÇAS LTDA - DIVISÃO AFTERMARKET protocolou relatório de recall que convocou os varejistas, mecânicos e proprietários para efetuar, sem nenhum custo, a substituição das articulações axiais CMM, utilizadas nos veículos: Audi A3; Volkswagen Golf, New Beetle, Crossfox, Fox, Gol, G5, Polo, Saveiro G5, Spacefox, Voyage, Corrado, Vento, Passat, Variant, Logus, Pointer; Seat córdoba; Mercedes-Benz Sprinter; Citroen Evasion, Jumper, Berlingo, Xsara, Xsara Break, Xsara Picaso, ZX; Fiat Tempra, Trempa SW, Tipo, Coupé, Mrea, Marea Weekend, Ducato, Doblô, Elba, Fiorino, Prêmio, Uno Mille Economy, Idea ELX/HLX/Adventure, Palio, Palio Weekend, Palio Adventure, Palio Young, Siena, Strada, Strada Adventure Locker, Duna, 147, Oggi, Panorama; Peugeot 206,206 SW, 207, 306, 806, Boxer, Partner, Hoggar; GM Corsa, Corsa Classic, Meriva, Montana, Tigra, Prisma, Celta, Astra, Vectra, Vectra GT, Zafira; Daewoo Nubira; Ford Verona, Ecosport, KA, Fiesta, Fiesta Personalité/Supercharge, Fiesta Street, Focus, Explorer, Ranger, Belina, Corcel, Del Rey, Pampa, Curier, Escort, Escort Zetec; Honda Fit; Iveco Daily; Renault Clio, Kangoo; Toyota Corolla, Fielder, Hilx SW4, RAV 4; Kia Besta GS, Bongo K2700; Ssangypng Korano, Musso; Mitsubishi Pajero IO, Pajero PININ, Pajeiro TR4 e Mazda B2300, B2500, B3000, B4000, indentificadas pelos modelos TAC n°s 01002, 01006, 01008, 01009, 01012, 02001, 03001, 03003 á 03005, 03008 á 03011, 03013, 03014, 03016, 04001 á 04003, 04005, 04007, 04008, 04010, 04011, 04013, 08003 á 08006, 08010, 08012, 08013, 08017, 08018,10001, 12001, 17002, 17003, 17006, 18010, 18014, 22003 á 22005, 33002, 33004, 39002, no mercado a partir de 09 de agosto de 2013.

De acordo com a empresa, a campanha de chamamento, que teve início em 12 de fevereiro de 2014, abrangeu 22.646 (vinte e dois mil, seiscentos e quarenta e seis) veículos distribuídos da seguinte forma pelos estados da federação:

Goiás - 4109 veículos

Pernambuco - 15675 veículos

Paraná - 1519 veículos

Rio de Janeiro - 9109 veículos

São Paulo - 1935 veículos

Foram recolhidas as peças de 3126 veículos, dispostos da seguinte forma pelos Estados da Federação:

São Paulo: 312 veículos

Rio de Janeiro: 675 veículos

Pará: 28 veículos

Minas Gerais: 317 veículos

Distrito Federal: 7 veículos

Mato Grosso: 82 veículos

Mato Grosso do Sul: 48 veículos

Paraná: 4 veículos

Espírito Santo: 12 veículos

Rio Grande do Sul: 128 veículos

Ceará: 25 veículos

Goiânia: 36 veículos

Amazonas: 62 veículos

Pernambuco: 103 veículos

Rio Grande do Norte: 190 veículos

Piauí: 879 veículos

Maranhão: 29 veículos

Bahia: 189 veículos

Do total de 22646 (vinte e dois mil, seiscentos e quarenta e seis) veículos distribuídos pelo país, ainda restam a serem reparados 19520 (dezenove mil, quinhentos e vinte) veículos.

Em relação ao defeito constatado, a empresa informou que "foi identificado pela MMC que as articulações axiais que fazem parte do sistema de direção dos veículos, disponibilizadas no mercado de reposição de autopeças (...), podem conter defeitos e se romper integralmente (...). Os repetidos movimentos angulares ascendentes e descendentes da suspensão do veículo podem ocasionar o rompimento integral da barra axial, principalmente em ocasiões de manobra do veículo".

A empresa informou que não tem o conhecimento da ocorrência de acidentes relacionados ao defeito em tela.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil