Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 12 agências bancárias na Zona Oeste

07.07.2014 - 19:31
site_1404772291.48.jpg

Nesta segunda-feira (07/07), a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon Estadual, esteve nos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio para realizar a Operação Tio Patinhas. O objetivo da ação foi fiscalizar a estrutura dos bancos e o atendimento aos correntistas. No total, foram fiscalizadas 12 agências do Itaú, Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Todos os locais apresentaram irregularidades diversas, foram autuados e serão multados.

O problema mais recorrente encontrado pelos fiscais foi a ausência do número mínimo de 15 assentos preferenciais por agência: 11 locais não seguiam a determinação da lei. Outro caso, comum em sete bancos vistoriados, foi a demora no atendimento.

No Bradesco, do Recreio, a espera na fila variou de 52 minutos a 1h10, apesar de o tempo estipulado por lei ser de no máximo 15 minutos. A agência também não fornece cadeira de rodas e um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para uso e consulta dos clientes. Não havia cartazes referente à escala de trabalho dos funcionários e sobre a disponibilidade de banheiros e bebedouros para usuários.

O Santander, localizado no Downtown, chamou a atenção por não ter acessibilidade ao segundo andar, onde encontra-se o bebedouro. Já o Banco do Brasil, localizado na Av. das Américas, altura do número 4430, além de ter apenas três cadeiras para prioridades e não informar a disponibilidade de banheiros e bebedouros, foi autuado por atrasar a abertura da agência em 1h30 sem qualquer aviso aos clientes.

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1 - Banco do Brasil (Av. das Américas, 1550/Barra da Tijuca): Sem informação sobre a escala de trabalho. Tempo de espera na fila de 34 minutos, superior a lei. Somente nove assentos prioritários. Não possui informação sobre disponibilidade de banheiro e bebedouros para clientes.

2 - Banco do Brasil (Av. das Américas, 10200/Barra da Tijuca): Encontrados somente seis assentos para prioridade. Não possui informação sobre disponibilidade de banheiro e bebedouros para clientes. Não há informação sobre o tempo de espera nas filas. Não há informação sobre a escala de trabalho. Tempo de espera por atendimento superior ao determinado na lei.

3 - Banco do Brasil (Av. das Américas, 4430/Barra da Tijuca): Apenas nove assentos preferenciais. Não possui informação sobre disponibilidade de banheiro e bebedouros para clientes. Atraso de 1h30 para abertura da agência.

4 - Caixa Econômica Federal (Av. das Américas, 1500/Barra da Tijuca): Somente três assentos preferenciais. Não possuía funcionários com certificado em LIBRAS. Não possui quadro informativo com a escala dos caixas e funcionários.

5 - Caixa Econômica Federal (Av. das Américas, 5000/New York City Center): Apenas cinco assentos preferenciais. Ausência de banheiros. Tempo de espera para atendimento superior a 30 minutos. Ausência de profissional treinado em LIBRAS.

6 - Caixa Econômica Federal (Av. Abelardo Bueno, 3500/Barra da Tijuca): Apenas dois assentos preferenciais. Não possui caixa para atendimento prioritário. Não possui informação sobre disponibilidade de banheiro e bebedouros para clientes. Não possui a escala dos funcionários. Ausência de profissional habilitado em LIBRAS. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

7 - Caixa Econômica Federal (Rua Olegário Maciel, 543/Barra da Tijuca): Apenas cinco assentos prioritários. Tempo de espera superior a 55 minutos. Sem profissional habilitado em LIBRAS. Não possui informação sobre disponibilidade de banheiro e bebedouros para clientes.

8 - Itaú (Av. das Américas, 4666/Barra Shopping): Apenas 10 assentos preferenciais. Ausência de banheiro e cadeira de rodas.

9 - Itaú (Av. das Américas, 7707/Shopping Millenium): Somente seis assentos prioritários. Sem informação sobra a escala dos caixas. Ausência de cadeira de rodas. Não faz uso do sistema de senhas. Não tem banheiros.

10 - Santander (Av. das Américas, 500/Downtown): Tempo de espera superior a lei, em torno de 50 minutos. Possui apenas três assentos prioritários. Não possui informação sobre disponibilidade de banheiro e bebedouros para clientes. Possui bebedouro apenas no segundo andar, sendo que para o segundo andar não tem acessibilidade.

11 - Bradesco (Av. das Américas, 16691/Recreio): Apenas 10 assentos prioritários. Não possui escala de trabalho dos caixas e demais funcionários. Não tem cadeira de rodas disponível. Não possui informação sobre disponibilidade de banheiro e bebedouros para clientes. Não havia informação sobre o tempo de espera para atendimento. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Tempo de espera entre 52 minutos e 1h10.

12 - Bradesco (Av. Ministro Ivan Lins, 300/Barra da Tijuca): Tempo de espera chegou a três horas. Ausência de cadeira de rodas.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operaçao Tio Patinhas :

 O Dia 

G1

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil