Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta 65kg de produtos impróprios em estabelecimentos do Rio e de Niterói

09.07.2014 - 15:34
unnamed_1404930883.36.jpg

A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon Estadual, fiscalizou nesta terça-feira (08/07) cinco estabelecimentos especializados na cozinha alemã e seis outros restaurantes em Niterói, como parte da Operação Camisa 10. Três filiais da rede Casa do Alemão – um no Rio de Janeiro, uma em Duque de Caxias e outra em São João de Meriti –, além de cinco restaurantes em Niterói, apresentaram irregularidades, foram autuados e serão multados. Ao todo, 65kg de produtos impróprios para o consumo acabaram sendo descartados.

A maior quantidade de produtos impróprios para consumo encontrados estava na filial da Casa do Alemão do km 6 da Rodovia Presidente Dutra. Só de croquete de carne vencidos foram 34kg descartados. Também foram encontrados bacon picado, salsicha branca e queijo muçarela sem a data de vencimento, além de um barril de 30 litros de chopp escuro vencido que estava no uso, conectado na choperia.

Em Niterói os fiscais verificaram se restaurantes e bares estavam cobrando pelo acesso de consumidores para assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo, o que é proibido por lei. A denúncia foi constatada em um dos estabelecimentos – Banana Jack, em Icaraí. O caso mais grave no município, porém, foi no restaurante Thunderbolt, em Piratininga. Sua cozinha possui piso de madeira, impróprio para a limpeza, além de azulejos rachados nas paredes, baratas e fogão sem limpeza adequada. O estabelecimento tem 20 dias para corrigir estar irregularidades. Caso isso não ocorra poderá ser interditado.

Nos estabelecimentos de Niterói, os fiscais colaram cartazes para informar aos clientes de que bares e restaurantes são proibidos de cobrar para assistir aos jogos da Copa e que não podem exigir consumação mínima para pagamento com cartão de crédito. Os cartazes também informavam maneiras do consumidor fazer denúncia de irregularidades através do Procon Estadual: telefone 151, pelo endereço eletrônico (www.procononline.rj.gov.br) e pelo QR Code que dá acesso ao aplicativo ‘Meu Procon-RJ’ através de celular e smartphone.

Os estabelecimentos que não tinham irregularidades foi a filial da Casa do Alemão do km 13 da Rodovia Washington Luiz (sentido Petrópolis); o Restaurante Vice Rei, que fica na Rua Monsenhor Ascânio, na Barra da Tijuca; e o Bar Bakana, em Icaraí.

Chip mais caro para estrangeiro

Os fiscais também estiveram no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) para verificar uma denúncia de que uma loja estava vendendo chips para celulares com preços diferenciados para brasileiros e estrangeiros. A denúncia se confirmou e a loja Exactta Communications foi autuada também por estar vendendo produtos em dólares, além de exigir a compra de uma carga mínima no valor de 50 dólares para aquele que comprasse o chip da Vivo, vendido aos brasileiros por 15 dólares. Para estrangeiros, a loja vendia também o mesmo chip a 120 dólares para estrangeiros.

Balanço da Operação Camisa 10:

1 - Casa do Alemão (Rod. Washington Luiz, km 13, sentido Rio): 654g de krakauer fino e 426g de salsichão lyoner de frango vencidos; 1kg e 100g de lombo defumado suíno e 7kg e 900g de restos de linguiça congelada sem informação; 940g de sobra de filé de carne bovina congelada.

2 - Casa do Alemão (Rod. Presidente Dutra, Km 6, São João de Meriti): 34 kg Croquete de carne vencidos; 1kg e 500g de bacon picado, 230g de salsicha branca, 1kg e 1g de queijo muçarela sem especificação; um barril de 30 litros de chopp escuro vencido que estava conectado na chopeira.

3 - Casa do Alemão (Av das Americas, 1966 – Barrada Tijuca): um barril de 50 litros de chopp vencido.

4 - Exactta Communications (Aeroporto Internacional Tom Jobim, sala 3127) Ausência de informação relativa ao preço de venda dos chips para celular; preço do produto apresentado em dólares; discrepância no preço do produto entre brasileiros e estrangeiros; presença de venda casada: na compra do chio de 15 dólares, por exemplo, é necessária uma "carga" obrigatória mínima de 50 dólares.

5 - Areias de Itacoatiara (Estrada Francisco da Cruz Nune,1262, Itaipu – Niterói): 2kg de chantilly e 1kg de iogurte vencidos.

6 - Banana Jack (Av. Sete de Setembro, 6, Icaraí – Niterói): 1kg e 400g de alface, 2kg e 500g de fajita e 4kg de massas cozidas vencidas; 4 potes de arroz maluco e 1 pote de arroz com brócolis sem especificação da validade. Cliente paga para entrar.

7 - Nosso Bar (Av. Almirante Tamandaré, 360, Piratininga – Niterói): 3 garrafas de Brama Extra (355 ml), bebida de cranberry aberta (300 ml). Estabelecimento tem 15 dias para fechar buraco existente na cozinha.

8 - El Cabron (Rua Gavião Peixoto, 404, Icaraí – Niterói): 1kg e 500g de trigo, 200g de shitake e 3 litros de mate vencidos, além de potes groselha e de calda de morango e de chocolate (100 ml) também fora do prazo de validade; 200g de linguiça calabresa e 500g de bacon sem especificação da validade.

9 – Thunderbolt (Av Almirante Tamandaré, 360, Piratininga – Niterói): 4 ovos vencidos; 500g de carne seca, 400g de massa de pizza e 200 ml de molho de camarão sem o prazo de validade; o estabelecimento tem 20 dias para sanar os problemas na cozinha - baratas, fogão sujo, piso de madeira e azulejos rachados nas paredes.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Camisa 10:

Agência Brasil

Correio Braziliense

O Repórter

DIC

O Fluminense

R7 Notícias
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil