Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual confirma denúncias e autua estabelecimentos do Rio, Niterói e Maricá

16.07.2014 - 20:21
site_1405553009.57.jpg

Nesta quarta-feira (16/07), o Procon Estadual, subordinado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), vistoriou estabelecimentos denunciados por consumidores através do Disque Procon (151). Os fiscais também retornaram a locais que tinham prazos para corrigir irregularidades encontradas em ações anteriores, e atenderam a alguns pedidos de fiscalização do Ministério Público. As equipes estiveram no Rio de Janeiro, Niterói e Maricá. Foram constatados problemas em sete dos oito estabelecimentos vistoriados, e o caso mais grave foi o da Padaria Hespanhol, em Niterói, que foi parcialmente interditada.

Na cozinha da Padaria Hespanhol, os agentes encontraram uma série de problemas como ralo sem tampa, azulejos quebrados, objetos em desuso, teto com rachadura e mofo. A cozinha também tem ligação direta com o banheiro do local, que fica próximo ao fogão. Além disso, um funcionário foi flagrado trabalhando sem touca higiênica. Por estas irregularidades, a cozinha da padariaficou parcialmente interditada. A loja já havia sido autuada anteriormente pelas mesmas irregularidades de estrutura e falta de limpeza.

Segundo denúncias ao 151, o Centro deApoio e Diagnóstico Veterinário, localizado na Tijuca, trabalhava com produtos vencidos. Reclamação que foi confirmada. A fiscalização descartou um frasco de formol com data de vencimento de janeiro de 2010. No total, mais de 5 litros e 500ml de medicamentos foram inutilizados com o prazo de validade ultrapassado.

O restaurante Diletto, que fica em Icaraí, foi autuado por armazenar 600ml de mate e 3kg de linguiça, ovo, massa e tomate seco vencidos. Os fiscais descartaram, ainda, 200g de molho tártaro sem especificação e 400g de cheddar com aparência esverdeada. Apesar de algumas melhorias já estarem em andamento, foi dado o prazo de 30 dias para que o estabelecimento solucione problemas com a fiação, piso e higiene do local.

Apenas o Seven Grill, também em Icaraí, passou sem irregularidades pela fiscalização.

Balanço:

1 - Academia Equipe Forma (Av. Roberto Silveira, 46/Maricá): Cobrança de multa acima de 2% por atraso na mensalidade. Exigência de valor mínimo em pagamentos com cartão de crédito.

2 - Diletto (Rua General Silvestre Rocha, 87/Icaraí): 1kg de linguiça calabresa, 200g de recheio de carne, 500g de ovo cozido, 300g de massa, 1kg de tomate seco e 600ml de mate vencidos; 200g de molho tártaro sem especificação; 400g de cheddar com aparência esverdeada. Dado o prazo de 30 dias para melhoria da higiene, piso e fiação.

3 - Palácio do Alto (Av. Edson Passos, 2258/Alto da Boa Vista): O estabelecimento estava sem o adesivo de interdição que, segundo os donos, foi violado por ação de criminosos. Os sócios informaram, ainda, que o estabelecimento está interditado e não realiza festas/eventos. Adesivo recolocado e informado que o funcionamento do local resulta em crime de desobediência.

4 - Veterinária Alvorada (Rua Artur Rios, 846/Campo Grande): 12 litros de formol 37% inibido, 8 litros de formol 10% tamponado, 250ml de tergenvet, 100g de organnact cat, 24g de pó para limpeza de orelha, 120ml de fluído desembaraçante, 8ml de substituto de lágrimas cicatrizante e anti-inflamatório, 3kg e 550g de ração e 4 embalagens de Equipo para bomba de infusão vencidos.

5 - Padaria Hespanhol (Rua Dr. March, 281/Barreto): Ralo sem tampa, azulejos quebrados, funcionário da cozinha sem touca, banheiro com comunicação direta com a cozinha e próximo ao fogão, teto com rachadura e mofo, diversos objetos em desuso na cozinha. Interdição parcial.

6 - Vet Clean (Av. Cesário de Melo, 1204/Campo Grande): Sem alvará de funcionamento e sem nota fiscal. Dado prazo de 15 dias para apresentação dos documentos.

7 - CAD - Centro de Apoio e Diagnóstico Veterinário (Rua Heitor Beltrão, 44/Tijuca): 1 litro e 50ml de formol, 1 litro e 700ml de degermante, 1 litro e 600ml de tintura de iodo, 1 litro de éter etílico, 60ml de cloridrato de dopamina, 60ml de hemolitan pet, 20ml de vitamina C, 1ml de pasmodex, 10ml de água para injeção, 10ml de hypocina composta e 4ml de hyplex B vencidos.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a ação do Procon-RJ:

O Fluminense
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil