Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta 320 kg de produtos recolhidos em açougues de supermercados

04.08.2014 - 19:33
Premmium_(2)edt_1407191572.44.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou nesta segunda-feira (04/08) nova etapa da Operação Vaca Atolada, cujo objetivo é vistoriar açougues. Nesta ação foram fiscalizados 12 açougues localizados em mercados e supermercados na Zona Norte do Rio de Janeiro e em Duque de Caxias. Ao todo, nove foram autuados e serão multados. Do total de 322kg e 230g de produtos impróprios para o consumo e descartados pela fiscalização, 55kg e 870g eram de carne previamente moída, o que não é permitido por lei no estado do Rio.

O caso mais grave encontrado pelos fiscais foi na filial do Supermercado Premmium da Praça Seca, Jacarepaguá. Além de descartar cerca de 8kg e 700g de carne previamente moída e cerca de 22kg de produtos vencidos – entre queijo, salsicha de frango, peito de frango chester e biscoito de polvilho –, os fiscais se depararam com a câmara frigorífica em péssimas condições estruturais e higiênicas. A câmara foi interditada e os agentes determinaram que o proprietário a esvazie em até 24 horas. Caso isso não ocorra, o proprietário será penalizado por desobediência de ordem legal dada por funcionário público.

A câmara frigorífica do supermercado Rede Economia de Cordovil também surpreendeu nossos fiscais pelas péssimas condições de higiene. Havia no local 73kg de dianteiro bovino vencidos, além de 10kg de pá e outras carnes desossadas, sem identificação e em contato direto com o chão, junto a ossos, sebos e restos de carnes ainda com osso. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para que estes problemas sejam sanados.

Não foram encontradas irregularidades nos açougues das filais fiscalizadas do Supermarket(Av. Vicente de Carvalho, 1151 - Vicente de Carvalho) e do Mundial(Av. Monsenhor Felix, 1180 – Irajá e Praça Saens Peña - Tijuca). Em uma filial do supermercado Zona Sul(Avenida das Américas, 16237 e 15515, Recreio) a máquina de moer carnes estava em manutenção, mas o supermercado possui uma sala visível ao cliente do processamento da carne moída e não apresentou nenhum problema, logo não foi autuada.Em apenas três açougues os agentes não encontraram irregularidades.

Balanço da Operação Vaca Atolada:

1 - Supermarket (Est do Rosário, S/N - Lt 21 - Qd 14 - Jardim Primavera - Duque de Caxias): Encontrados900 g de costela, 1 kg de retalho suíno e 800 g de toucinho suíno vencido e 500 g de costela, 744 g de ponta de contra filé, e 300 g de bife à milanesa com coloração esverdeada, todos sem especificação.Extintores vencidos.

2 - Rede Economia (Rua Agua Doce, 184 – Cordovil): Encontradas duas peças inteiras de dianteiro bovino (73 kg) vencidas e 10 kg de pá e carnes desossadas sem identificação, sem embalagem, encontradas no chão da câmara frigorifica.Caixas rasgadas e mercadorias tombadas no chão na câmara.Ossos, sebos e restos de carnes armazenados na câmara frigorífica junto a carnes para desossar.Péssima condição de higiene da câmara frigorifica (água e sangue). Dado o prazo de 15 dias para sanar as irregularidades.

3 - Supermercado Vianense (Av. Presidente Kennedy, 2396 – Loja A e B. Gramacho - Duque de Caxias):Foram encontrados 7 kg carré, 3 kg salsicha, 16 kg costela suína, 25 kg costela bovina, 15 kg pernil e 11 kg toucinho sem especificação. Dado prazo de 40 dias para reforma, limpeza e arrumação das câmaras de refrigeração e congelamento.Foi determinada de imediato a limpeza dos balcões de refrigeração e de congelamento localizados na área de vendas do estabelecimento.

4 - Hortifruti Mercado Valqueire(Rua Luiz Beltrão, 76. Vila Valqueire): Encontrados 5kg de alcatra, 16kg de filé de frango, 18,5 kg de linguiça suína, 1kg de chã bovina e 1kg de bolinho de bacalhau vencidos; 19 kg de carne moída; 24,8 kg de acém bovino sem especificação.

5 - Premmium (Rua Florianópolis, 1146 - Praça Seca): Foram encontrados8,7kg de carne previamente moída na área de vendas; 3,5kg de queijo, 8 kg de salsicha de frango, 7,8kg de peito de frango chester e 21 embalagens (120g cada) biscoito polvilho vencidos. Ralos abertos na área de manipulação e lixeiras de acionamento manual.Sem antisséptico para higiene das mãos na área de manipulação. Ossos, sebos e restos de carnes armazenados em contato com outras carnes na câmara fria. Câmara fria em péssimas condições estruturais, e higiênico sanitárias (ferrugens, goteiras e sangue no chão e nas paredes). Fica interditada a câmara frigorifica até que sejam sanadas as irregularidades, com aval de uma equipe do Procon. Foi determinado que seja esvaziada de todo seu conteúdo em até 24 horas sob pena de crime de desobediência.

6 - Supermarket (Rua Candido Benicio, 2034 - Praça Seca): Foram encontrados 14 kg de linguiça vencida.

7 - Guanabara (Rua Maxwell, 520 – Andaraí): Foram encontrados 9,970 kg de carne moída no interior da máquina do açougue.

8 - Prezunic (Estrada do Tindiba, 565. Pechincha): Foi encontrada carne moída à venda, um total de 18,2 kg.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Vaca Atolada:

O Dia
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil