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Procon Estadual autua 24 estabelecimentos em área nobre de Niterói

07.08.2014 - 19:36
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A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, iniciou nesta quinta-feira (07/08) a Operação Pedra do Índio, cujo objetivo é fiscalizar o comércio da cidade de Niterói em geral - restaurantes, lanchonetes, lojas, bancos, padarias. Nesta primeira ação, a fiscalização vistoriou 55 estabelecimentos na região de Icaraí, área nobre de Niterói, e encontrou irregularidades em 24 deles, que foram autuados e serão multados. O total de produtos descartados foi de 41 kg e 170 g de alimentos, um barril de 50 litros de chope e 1 litro e 40 ml de outras bebidas.

O caso mais grave encontrado pelos fiscais foi na lanchonete Húngara, localizada na Rua Coronel Moreira César, onde foram descartados 17 kg e 800 g de frios sem especificação de data de validade. Além disso, a cozinha encontrava-se em péssimas condições de higiene. Os fiscais irão retornar em 15 dias para verificar se foi cumprida a ordem de limpeza do local. Caso os proprietários não tenham solucionado este problema, o Procon Estadual irá interditar o local.

Todos os bancos vistoriados nesta quinta-feira foram autuados e serão multados. Um problema em comum em todos eles foi a insuficiência de assentos de espera para atendimento, principalmente para o prioritário. O tempo de espera para o cliente ser atendido não deve ser superior a 30 minutos, mas chegou a ser de 1 hora e 3 minutos na agência do Santander da Rua Miguel de Frias.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos vistoriados: Restaurante Tenore na Praia de Icaraí, La Mole na Rua Comendador Queiroz, Chocolate Katz, Mega Mate, Lápis e Papel, Cacau Show e Drogarias Pacheco, todas localizadas na Rua Mariz e Barros, Crepe Delicia, Drop's, Sapataria Cássia, Avelã, Mr. Cat, Luidgi Specciale, Arrazo, Nakami Restaurante, Ecletic, My Place, Reserva, Cis Nativa, Lojas Americanas Express, Loura Vestuário, Wollner, Agatha, Agilita, Padaria e Confeitaria Beira Mar e Biju Glamour na Rua Coronel Moreira César, Armadillo na Rua Engenheiro Guilherme Greenhalgh, Bagaggio, Santo e Silva, Maria Filó, todas na Rua Lopes Trovão.

Balanço da Operação Pedra do Índio

1 - Compão (Rua Coronel Moreira Cesar): Encontrados 800g pasta de milho, 700g de atum, 2,520 g de pasta frango, 100g de pasta patê de frango e 900g de pão hambúrguer vencidos e 1 kg de catupiry sem especificação.

2 - Bibi Sucos(Rua Mariz e Barros): Encontrados 8,250kg de arroz cozido vencido e 1 kg de cream cheese sem especificação.

3 - Mattinata Lanchonete(Rua Coronel Moreira Cesar): Encontrados 1,5kg de pão vencido e 2,2 kg de frango temperado, 3,4 kg de carne e 1 kg de frango sem especificação.

4 –Húngara (Rua Coronel Moreira César): Encontrados 10 kg de queijo, 6 kg de presunto, 300 ml de ovo batido, 1,5kg calabresa sem especificação. Foi dado o prazo de 15 dias para melhorar condições de higiene da cozinha sob pena de interdição.

5-O Galeto(Rua Coronel Moreira César): Um barril de 50 litros de chope e uma mousse de bombom vencidos.Não apresentava o exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta.

6 – Itaú (Miguel de Frias): Sem utilização de senha. Assentos prioritário e regular insuficientes.

7 - Caixa (Miguel de Frias): Assentos prioritário e regular insuficientes.

8 - Santander (Miguel de Frias): Tempo de espera superior a 30 minutos. Atendimento prioritário 35 minutos e regular 1 hora e 3 minutos. Assentos insuficientes.

9 - Citi Bank (Rua Coronel Moreira César):Sem cartaz na porta quanto à informação de tempo de espera para atendimento, somente 11 assentos para atendimento regulare somente um assento para prioridade. Banheiro unissex adaptado. Deve haver um privativo masculino e um privativo feminino, ambos adaptados.

10 – Banco do Brasil (Presidente Backer): Assentos insuficientes para atendimento regular e prioritário. Agência possui três banheiros; sendo um masculino, um feminino e apenas um adaptado sendo este unissex.

11 -HSBC (Rua Coronel Moreira Cezar): Totem de retirada de senha com informação de atendimento somente para correntista. Consumidor não correntista é atendido em um caixa exclusivo e sem senha. Assentos insuficientes tanto para prioridade como para atendimento regular.

12 - Balai Móveis(Rua Coronel Moreira César): Ausência de preço nos produtos na vitrine e no interior da loja.

13 - Aurora Vieira Móveis (Rua Coronel Moreira César): Ausência de preço nos produtos no interior da loja e na vitrine.

14 –Salão Milzana Azevedo (Rua Coronel Moreira César): Ausência de preço nos produtos na vitrine, Ausência de tabela de preço dos serviços, três unidades (250 ml cada) de shampoo Absolut Repair vencidos e 29 ampolas (10 ml cada) de Power Cell sem especificação.

15 – Werner (Rua Coronel Moreira Cesar): Ausência de preços nos produtos da vitrine. Ausência de tabela de preço dos serviços. Não apresentava o exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta.Produtos de tratamento capilar L’Oréal Kerastase vencidos.

16 - Criações Opções Ltda. (Rua Belizário Augusto): Diversos produtos sem preço. Não apresentava o exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta.

17 - Loja da Claro (Rua Guilherme Greenhalch): Tamanho das parcelas maior que o total a vista.

18 - Festa e Cor(Rua Mariz e Barros): Ausência de preço nos produtos a venda na vitrine.

19 - RQL Sports(Rua Coronel Moreira Cesar): Falta de preço nos manequins e em algumas peças no interior da loja.

20 - Euro Colchões(Rua Coronel Moreira César): Ausência de preço na vitrine. Preço de colchões sem o valor a vista (só o valor da parcela).

21 – Times e Torcidas(Rua Otavio Carneiro):Preço em fonte diversa parcela maior q a vistaAusência de preço na vitrine.

22 - Sacada (Rua Coronel Moreira Cesar): Ausência de preço no vestuário na entrada da loja que estavam nos manequins.

23 - Carmen Steffens (Rua Coronel Moreira César): Ausência de preço na vitrine.

24 – Marias e Marias (Rua Coronel Moreira César): Ausência de preço na vitrine.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Pedra do Índio:

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