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Procon Estadual autua 20 estabelecimentos em Bonsucesso

08.08.2014 - 19:25
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A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, iniciou nesta sexta-feira (08/08) a Operação Nações Unidas, cujo objetivo fiscalizar o comércio do bairro de Bonsucesso. Na ação, os fiscais verificaram se bancos, açougues, lojas, lanchonetes e farmácias estão funcionando de acordo com leis municipais e estaduais e com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nessa primeira etapa da operação, 43 estabelecimentos foram fiscalizados. Desses, 20 apresentaram irregularidades, foram autuados e serão multados. Os agentes recolheram e inutilizaram 102 kg e 250 gramas de alimentos.

No Zona Norte Açougue foi encontrado dentro do depósito, junto a alimentos estocados, uma caixa de areia e fezes de um gato que estava no local. Foram descartados no estabelecimento 31 kg 500g de carne previamente moída,200 gramas de linguiça de frango, 2 kg e 500g de salsicha e 14 kg e 400g de frango a passarinho sem especificação da data de validade. Os fiscais determinaram um prazo de 15 dias para a melhoria das condições de higiene do local. Caso isso não ocorra, o estabelecimento será interditado.

Dentre outros abusos encontrados no comércio, o problema mais recorrente flagrado pelos fiscais foi produto sem preço, seja na vitrine ou no interior da loja. Na filial da Tele Rio, localizada na Praça das Nações, por exemplo, havia um cartaz solicitando ao cliente que consultasse o preço do produto com um dos vendedores; prática considerada abusiva, segundo o CDC. Na filial da Di Santini, loja de calçados, um cartaz de prateleira ofertava uma promoção de 70% de desconto, mas os fiscais constataram que o maior desconto dado pelo estabelecimento, na verdade, era de 50%.

A equipe de fiscais vistoriou, ainda, na operação, três agências bancárias. Todas foram autuadas e serão multadas. No Banco do Brasil, localizado dentro do Hospital de Bonsucesso, os fiscais registraram que o tempo de espera para atendimento era superior aos 30 minutos permitidos por lei. Além disso, o banco não disponibilizava banheiro nem bebedouro aos clientes. Já no Santander, da Praça das Nações, o tempo de espera chegou a uma hora e nove minutos. O Itaú, também na Praça das Nações, além de não utilizar sistema de senhas para atendimento, não disponibiliza cadeira de rodas e nem tampouco o número de assentos determinado por lei para os clientes.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Mundo dos Leds (luminárias), Croof's, Acr Fashion, O Amigão, Drogarias Pacheco, Lojas Magal eCacau Showna Praça das Nações;Guarujá de Bonsucesso, Sabor Lanche, Golden do Bairro, O Boticário, Bom Mate,Bijoux House, Cabana da Belezana Avenida Nova York; Tele Rio, Silhueta Infantil, Maria Tocaia, Loja Sambys,Ótica do Povo, Te Peguei Roupas, Brasil Cacau, Sonny Modas e Casas Bahia na Rua Cardoso Morais.

Balanço da Operação Nações Unidas:

1 - Santander (Praça das nações): Tempo para atendimento superior ao exigido por lei. Atendimento regular, tempo de espera: 1 hora e 09 minutos.

2 - Kuka's (Praça das Nações): 2 kg de açaí, 3 kg de frango desfiado e 1 kg fígado bovino sem especificações do prazo de validade.

3 – Leader (Praça das Nações): Ausência de preços nos manequins da vitrine e interior da loja. Nas "araras" a informação do preço "a partir de" não deixava claro o produto a qual se destinava, induzindo o consumidor ao erro.

4 - Ponto Frio (Praça das Nações): Só há caixa no segundo piso e cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção não tem como efetuar pagamento, a não ser que haja acompanhante para tal. Caso não haja, o consumidor é orientado a retornar com acompanhante ou que se direcione a outra loja.

5 - Kik Calçados (Praça das Nações): Valor da parcela maior que o preço a vista.

6 - Bom na Brasa (Praça das Nações): Lixeira com abertura manual na cozinha. Produtos sem especificação: 4 kg de bolinho de bacalhau, 1,80kg de brócolis, 1 kg e 400 g de costela bovina, um pavê dupla perfeita, uma mousse de maracujá, uma mousse de chocolate. Produtos vencidos: três potes de mousse de maracujá, um pote de mousse de chocolate, três potes de mini choco-brownies, dois Brownies e dois potes de pavê crocante.

7 - Casa do Pastel (Praça das Nações): Encontrados 2 kg e 500 g de massa de pastel, 400 g carne temperada, 4 kg de feijão, 4 kg de carne assada, 4 kg peito de frango, 2 kg de camarão sem especificações.

8 - Subway (Praça das Nações): Produtos vencidos 4 kg pepino e bag de refrigerante zero. Mal armazenado: 395 g de cookie. Sem especificação: 545 g de queijo prato, 1kg e 800 g de tomate seco, 650 g de bacon, 3 kg e100 g de almôndega pré-pronta e 350 g de três queijos ralados. Foram encontradas baratas na cozinha. Encontrados três extintores sem especificação de data de validade.

9 - Tele Rio(Praça das Nações): Ausência de preço nos produtos expostos na vitrine. Sem Código de Defesa do Consumidor (CDC).

10 – Itaú (Praça das Nações): Sem cadeira de rodas. Sem utilização do sistema de senha. Sem assentos suficientes.

11 - Bom na brasa (Aven. Nova York): Encontrados 12 kg de contrafilé vencidos e700g de contrafilé sem especificação.

12 - Tele Rio (Praça das Nações): Ausência de preço dos produtos (ar condicionado) expostos à venda na vitrine, e continha a seguinte informação: consulte o nosso vendedor.Ausência do CDC.

13 - Di Santinni (Rua Cardoso de Morais): Ausência de produto com a promoção ofertada.Propaganda enganosa: “produtos com até 70% de desconto”. O maior desconto era de 50%.

14 - Caçadini Informática(Aven. Guilherme Maxwell): Ausência de preços dos produtos na vitrine.Ausência do CDC. Ausência do telefone e endereço do Procon-RJ.

15 - Cristal Graffite (Aven. Nova York): Ausência de preço nos vestuários manequins da vitrine. Ausência de preço nos produtos no interior da loja

16 – Sonobello (Aven. Nova York): Ausência de preço nos produtos no interior da loja.

17 – Ortobom (Rua Cardoso de Morais): Ausência de preço nos produtos na vitrine e no interior da loja.

18 - Zona Norte Açougue(Rua Cardoso de Morais): Encontrados 31 kg e 5 00 g de carne moída, 200 gramas linguiça de frango, 2 kg e 500 g de salsicha e 14 kg e 400 g de frango a passarinho sem especificações. Foi dado o prazo de 15 dias para realização de melhorias na limpeza e higiene no estabelecimento.

19 - Banco Brasil – Hospital de Bonsucesso (Av. Londres): Sem banheiro e sem bebedouro. Tempo superior ao determinado por lei no atendimento regular a espera chegou a 38 minutos e 15 segundos.

20 - Naturativa (Aven. Nova York): Ausência de preços na vitrine e no interior da loja.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Nações Unidas:

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