Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 18 estabelecimentos e descarta 372kg de alimentos em Bangu

12.08.2014 - 18:11
DSC_0972edt_1407877894.08.jpg

O Procon Estadual, autarquia ligada à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), iniciou nesta terça-feira (12/08) a Operação Moça Bonita, cujo objetivo é fiscalizar o comércio do bairro de Bangu na Zona Oeste do Rio. Na ação, os fiscais verificaram se bancos, açougues, lojas, lanchonetes e farmácias estão funcionando de acordo com leis municipais e estaduais, bem como em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nessa primeira etapa da operação, 36 estabelecimentos foram fiscalizados. Desses, 18 apresentaram irregularidades, foram autuados e serão multados. Os agentes recolheram e inutilizaram 372 kg e 200 gramas de alimentos impróprios para consumo e 15 litros de bebidas.

Na filial do supermercado atacadista Assaí, os fiscais inutilizaram 280 kg de linguiça fina que estavam com o prazo de validade vencido. Já no açougue Império das Carnes foi descartado um total de 51kg e 700 gramas de carnes diversas sem especificação de validade, sendo 28 kg de carne previamente moída, o que é proibido poe lei. Os fiscais deram prazo de 20 dias para o proprietário melhorar a limpeza do local de armazenagem dos produtos.

Uma agência do Banco Itaú e outra do Banco Bradesco acaram sendo autuadas por não disponibilizarem o mecanismo de espera com controle de senha, item obrigatório no atendimento bancário segundo a Lei Municipal 5254, de 2011. Duas agências do Banco Santander também foram autuadas, com base nessa mesma lei, devido ao tempo de espera para o atendimento ser superior aos 15 minutos em dias comuns. O Banco do Brasil, localizado na Avenida Cônego Vasconcelos, foi a única agência vistoriada que não apresentou irregularidades.

Outros estabelecimentos nos quais os agentes não encontraram problemas: Ofertão de Bangu, Lady Marie, Ótica Banguense, Shock Materiais Elétricos, Grippon, Citycol, Utilar, Calcados Lidex,Pastelaria Esmeraldatodos na Avenida Ministro Ary Franco. Ponto Frio, Brin Jeans, Malhas Mil,Stylus, Artpe, Requinte Magazine, Tid's Papelaria e Kodak Pra Você.

Balanço da Operação Maria Bonita:

1 - Iara Flores (Aven. Ministro Ary Franco): Mínimo exigido para cartão de crédito de R$10,00.

2 - Santander (Aven. Ministro Ary Franco): Ausência de cartaz de horário dos caixas e demais funcionários. Tempo de atendimento tanto para regular como prioridade superior ao permitido. Ausência de caixa adaptado para deficientes. Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas.

3 - Levani Calçados (Aven. Ministro Ary Franco): Ausência de preço na vitrine e interior da loja.

4 - Pastelaria e lanchonete Wu Li de Bangu: Encontrados 15 kg de carne moída temperada, 15 kg de frango temperado, 1 kg de camarão e 15 litros de refresco sem especificação de validade. Dado prazo de 30 dias para sanar problema da higiene no local.

5 – Itaú (Aven. Ministro Ary Franco): Sem uso de senha. Sem dispositivo de privacidade entre os caixas.

6 - Império das carnes (Aven. Ministro Ary Franco): Encontrados 12 kg de cupim sem especificação e mal acondicionado (sem embalagens e em contato direto com caixa de papelão), 28 kg de carne previamente moída, 7 kg e 700g de Hambúrguer de carne moída e 4 kg pontas de carne sem especificação. Ossos, sebos e resíduos de carnes armazenados junto a outras carnes na câmara frigorífica. Ganchos, tendais e roldanas enferrujadas. Palet e chão de madeira em uma das câmaras frigoríficas. Dado o prazo de 20 dias para sanar irregularidades da câmara frigorífica.

7 - Villar Calçados (Aven. Cônego de Vasconcelos): Ausência de preço na vitrine. Gôndola com promoção "a partir de", mas não havia produto com o valor ofertado.

8 – Bradesco (Aven. Cônego de Vasconcelos): Sem cartaz do horário de funcionamento dos caixas e demais funcionários. Sem utilização do sistema de senha eletrônica que determine tempo de atendimento no térreo. No 3° piso o tempo de espera para atendimento foi de 29 minutos, superando o determinado por lei. Ausência de dispositivos de privacidade entre os caixas.

9 – Tele Rio (Aven. Cônego de Vasconcelos): Ausência preço nos ar condicionados na vitrine e na esteira e ergométrica no interior loja.

10 - South Co (Aven. Cônego de Vasconcelos): Produtos sem preço expostos em cabideiros e manequim no interior da loja.

11 - Lanchonete Crocks (Aven. Ministro Ary Franco): Encontrados 3 kg de carne, 4 kg de frango, 1 kg e 500 g de queijo e 1 kg de ovo sem especificações. Cobrança para uso do banheiro.

12 - Belíssima (Aven. Cônego de Vasconcelos): Produtos sem preço na gôndola. Produtos em promoção eram vendidos apenas em dinheiro, sendo negada a venda para pagamento em cartão.

13 - Lojas Magal (Aven. Cônego de Vasconcelos): Ausência de preço nos produtos.

14 - Santander Bangu(Aven. Cônego de Vasconcelos): Tempo de espera tanto de prioridade como regular superior ao determinado por lei. Atendimento de prioridade com espera de 24 minutos e regular 43 minutos.

15 - Ricardo Eletro (Aven. Cônego de Vasconcelos):Produtos sem especificação de preço na vitrine e no interior da loja.Tamanho do preço a prazo superior ao da fonte do preço total.Tamanho da fonte do número de parcelas superior ao valor total.

16 - Casas Bahia (Aven. Cônego de Vasconcelos): Ausência de preço nos produtos expostos a venda na vitrine da loja.

17 - Supermercado Assai (Rua Francisco Real): Descartados 280 kg de linguiça fina vencidas.

18 - Di Santini(Aven. Cônego de Vasconcelos): Produtos expostos a venda sem especificação de preço.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Maria Bonita:

O Dia
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil