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Procon Estadual autua 12 estabelecimentos em Santa Cruz

18.08.2014 - 18:44
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A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou nesta segunda-feira, 18 de agosto, em Santa Cruz (Zona Oeste do Rio), a Operação Zeppelin. Foram fiscalizados 14 estabelecimentos entre lojas, supermercados e bancos. Desses,12 acabaram sendo autuados e serão multados.

No Supermercado Guanabara, localizado na Rua Felipe Cardoso, os fiscais encontraram 54 kg e 900 gramas de alimentos do tipo congelados vencidos, entre quibe, lasanha, quiche e frango. Todos esses alimentos foram inutilizados pelos fiscais.

Na agência do Banco Itaú, os agentes flagraram desrespeito à Lei Municipal 5254/11, que obriga os bancos a disponibilizarem ao consumidor uma forma de controle no atendimento, em geral realizado por meio de senha. Ao todo, nove agências do Itaú foram vistoriadas pelo Procon Estadual nas ações geográficas realizadas no mês de agosto e todas apresentaram este mesmo problema, sendo autuadas por esse motivo.

Não foram encontradas irregularidades no Supermercado Campeão, da Rua Álvaro Alberto, eLeader Magazine, da Rua Felipe Cardoso.

O nome da operação é uma referência ao hangar de Zeppelin que existe na Base Aérea de Santa Cruz. Tombado pelo Iphan, trata-se do hangar de dirigíveis mais bem preservado do mundo.

Balanço da Operação Zeppelin

1 – Santander (Shopping Santa Cruz): Sem banheiro. Sem informativo da lei 5254/11 em local visível. Uso de senha somente para prioridade.

2 - Banco Brasil - Santa Cruz (Rua Felipe Cardoso): Sem banheiro e bebedouro disponível para cliente. Tempo de atendimento de 22 minutos, superior ao determinado. Sem dispositivo de privacidade entre os caixas e pessoas que transitem pela agência.

3 – Supermercados Guanabara (Rua Felipe Cardoso, 1470): Encontradas vencidas 48 embalagens (500g cada) de quibe de carne bovina, 20 embalagens (300g cada) de tirinhas de frango, 39 embalagens (300g cada) de chicken com legumes, 20 embalagens (300g cada) de chicken sabor queijo, 05 embalagens (480g cada) de quiche e 08 embalagens (600g cada) de lasanha de atum.

4 – Itaú (Rua Felipe Cardoso): Não utiliza sistema de senha. Sem quantidade mínima de assento para atendimento de prioridade.

5 –Claro(Rua Felipe Cardoso): Produtos na vitrine com tamanho da fonte do preço da parcela superior ao tamanho da fonte do preço a vista.

6 –Bradesco(Rua Felipe Cardoso): Tempo de espera superior ao determinado por Lei, totalizando 41 minutos de espera para a prioridade e 21 minutos no atendimento regular. Sem assento mínimo prioritário. Sem dispositivo de privacidade entre caixas e público.

7 – Caixa Econômica Federal (Rua Felipe Cardoso): Sem assentos suficientes para prioridade. Tempo de espera para atendimento de prioridade superior ao permitido. Total de 40 minutos.

8 - Casas Bahia (Rua Felipe Cardoso):Ausência de identificação de preço em alguns produtos.

9 - Ricardo Eletro (Rua Felipe Cardoso): Ausência de identificação de preço em alguns produtos. O tamanho da fonte das parcelas maior que o preço à vista.

10 – Lojas Magal (Rua Felipe Cardoso): Não efetua troca de produtos com defeito.

11 - Empório dos Pés (Shopping Santa Cruz): Produtos na vitrine sem identificação do preço. Tamanho da fonte do valor da parcela superior ao tamanho da fonte do valor a vista. Não disponibiliza exemplar do CDC para consulta e não há cartaz informativo do Procon.

12 - N. Six (Rua Felipe Cardoso): Ausência de preço nos produtos na vitrine e no interior da loja. Não emite nota fiscal. Não foi apresentado alvará de funcionamento do estabelecimento, que foi interditado.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Zeppelin:

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