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Procon Estadual autua 20 agências bancárias do Méier

20.08.2014 - 19:33
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A Operação Tio Patinhas do Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), prosseguiu nesta quarta-feira (20/08). Desta vez, os fiscais aturam no Méier, onde todas as 20 agências vistoriadas foram autuadas e serão multadas. Foi dado prazo de 15 dias para implantarem dispositivo de privacidade nos caixas de 19 agências e aquelas que não cumprirem a determinação serão interditadas. A única que não apresentou a irregularidade foi a agência do HSBC, localizada na Rua Dias da Cruz, 135. Esta, porém, foi autuada por seu sistema de senhas atender apenas a correntistas do banco.

Todas as nove agências do Banco Itaú desrespeitam a Lei Municipal n° 5.254, de 2011, que determina aos bancos o fornecimento aos usuários de senhas numéricas de atendimento que identifiquem a instituição bancária e a agência, registrem o horário de entrada e de efetivo atendimento. Com isso, o usuário tem como comprovar se foi ou não atendimento dentro do horário de espera previsto na lei, que é de 15 minutos em dias convencionais. Nenhuma agência do Itaú vistoriada em operações do Procon Estadual até o momento apresentou esse controle de atendimento por senha.

A maioria das agências do Itaú (seis no total) também apresentaram outra irregularidade em comum: a ausência dos 15 assentos prioritários exigidos por lei. Essa irregularidade também foi encontrada em uma agência do Banco do Brasil e do Bradesco. Os fiscais também identificaram três agências bancárias nas quais o tempo de espera para o atendimento era superior ao permitido por lei: uma da Caixa Econômica Federal, outra do Bradesco, e uma terceira do Banco do Brasil.

Balanço da Operação Tio Patinhas:

01-Caixa Econômica Federal (Rua Dias da Cruz, 28): Ausência de escala de serviço dos funcionários. Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas e público.

02 - Caixa Econômica Federal (Rua Arquias Cordeiro, 288): Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas e público. Ausência de escala de serviço dos demais funcionários da agência.

03 – CaixaEconômica Federal (Rua Dias da Cruz, 535): Ausência dedispositivo de privacidade entre os caixas e público.Ausência de cartaz com informação da disponibilidade de assentos prioritários,banheiro e bebedouro. Tempo de espera superior ao permitido por lei.

04 - HSBC (Rua Dias da Cruz, 135): Sistema de senha atende somente ao consumidor correntista.

05 - Bradesco (Rua Carolina Méier, 22): Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas e o público.

06 - Bradesco (Rua Dias da Cruz, 35): Tempo de espera superior ao permitido. Controle de chamada feito por ordem na fila e não por senha, somente para atendimento preferencial. Não possui dispositivo de privacidade entre os caixas e o público. Horário do totem emissor de senha cinco minutos adiantado ao horário dos sistemas de caixas.

07 - Bradesco (Rua Dias da Cruz, 240): Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas e público. Ausência de assentos suficientes para prioridade.

08 - Banco do Brasil (Rua Dias da Cruz, 40): Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas, bem como entre o público que transita. Ausência de banheiro e bebedouros (os que tinham eram para funcionários) e sem cartaz com informação de localização de bebedouros e banheiros. Ausência de escala dos funcionários dos caixas e demais funcionários da agência. Tempo de espera para atendimento no caixa maior do que estabelecido por lei.

09 - Banco do Brasil (Rua Frederico Meier, 08): Ausência de número suficiente de assentos prioritários. Têm três assentos. Ausência de escala de serviços dos funcionários. Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas e entre o público.

10 - Banco do Brasil(Rua Dias da Cruz, 388): Ausência do dispositivo de privacidade entre os caixas e o público.Ausência da escala de trabalho dos caixas e demais funcionários.

11 – Santander(Rua Silva Rabelo, 35): Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas e o público.

12 - Itaú (Dias da Cruz, 41): Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas e o público. Sem utilização do sistema de senha. Ausência de cartaz com informação da escala de trabalho dos caixas e demais funcionários.

13 - Itaú (Rua Frederico Méier, 26): Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas e o público.O atendimento é realizado por ordem de chegada. Ausência de número suficiente de assentos prioritários. Há três assentos. Ausência de escala de funcionários.

14 – Itaú (Dias da Cruz, 421):Ausência dedispositivo de privacidade entre os caixas e público. Sem assentos suficientes. Sem cartaz da Lei Municipal n°5254/11.Atendimento realizado por ordem de chegada e não por dispositivo de senha.

15 – Itaú (Dias da Cruz, 445):Ausência dedispositivo de privacidade entre os caixas e público. Sem assentos suficientes. Sem cartaz da lei municipal 5254/11.Atendimento realizado por ordem de chegada e não por dispositivo de senha.

16 - Itaú (Rua Silva Rabelo, 18): Número insuficiente de cadeiras para portadores de necessidades especiais. Totem eletrônico de acesso independente informa tempo de espera de 20 minutos em dias normais, além de informar que são considerados dias de pico do 1° ao 10° dia de cada mês. Display de chamada para os caixas inoperante. Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas e o público.

17 – Itaú (Rua Carolina Méier, 50): Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas e o público.Ausência de número suficiente de assentos prioritários. Há seis assentos. Atendimento realizado por ordem de chegada e não por dispositivo de senha.

18 - Itaú (Rua Lucídio Lago, 91): Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas e o público.Ausência de número suficiente de assentos prioritários. Há seis assentos. Atendimento realizado por ordem de chegada e não por dispositivo de senha. Ausência de escala de serviços dos funcionários.

19 - Itaú (Rua Carolina Méier, 26): Ausência de número suficiente de assentos prioritários. Possui apenas seis assentos. Ausência de escala de serviços dos funcionários. Ausência da lei 5254/11 em local visível. O atendimento é realizado por ordem de chegada. Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas e entre o público.

20 - Itaú (Rua Silva Rabelo, 10): Não havia dispositivo de privacidade entre os caixas e o público. Não possui sistema de senhas numéricas. Não possui cadeiras de rodas. Não possui em local visível escala de trabalho dos funcionários. Havia informação de que o tempo atendimento era de 20 minutos, e em dias de pico (1° ao 10° dia útil) o tempo seria de 30 minutos.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Tio Patinhas:

Extra

O Dia

O Globo
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