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Procon Estadual autua 22 agências bancárias da Zona Norte do Rio

01.09.2014 - 18:07
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Nesta segunda-feira (01/09), os fiscais do Procon Estadual - autarquia ligada à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) - vistoriaram 22 agências bancárias em Irajá, Vila da Penha e Vista Alegre, bairros Zona Norte do Rio, em nova ação da Operação Tio Patinhas. Todas as agências foram autuadas, serão multadas, e 21 delas têm prazo de 15 dias para colocar divisórias de privacidade nos caixas ou serão interditadas.

Na agência do Banco do Brasil localizada na Av. Monsenhor Félix, 554, em Irajá, os fiscais flagraram diversos clientes idosos e portadores de necessidades especiais se esforçando para chegar ao segundo andar, onde estão todos os caixas. A agência não possuía elevador, portanto deveria atender aos clientes com caixas no primeiro andar ou permitir acessibilidade para todos os consumidores, oferecendo um serviço eficiente e sem discriminação.

Um outro problema encontrado pela fiscalização em seis agências do Itaú e duas do Bradesco foi a ausência de utilização do sistema de atendimento por senha numérica.Como não era possível a verificação do tempo de atendimento por meio de senhas, os fiscais aguardaram o atendimento na fila e cronometraram o tempo de espera. Diversos consumidores relataram que, assim que os fiscais do Procon Estadual entraram na fila, o atendimento começou a ser feito mais rápido pelos caixas. Ou seja, é possível cumprir os 15 minutos legais, como previsto naLei Municipal n° 5.254/2011.

225 agências autuadas em agosto

A Operação Tio Patinhas foi retomada pelo Procon Estadual em agosto passado, quando 190 agências foram autuadas por diversas irregularidades. Os problemas mais recorrentes encontrados pelos fiscais foram a ausência de divisórias de privacidade, assentos prioritários insuficientes, ausência de guarda-volumes e irregularidades com a distribuição de senhas para atendimento.Na primeira quinzena do mês a autarquia já havia autuado 35 agências em outras fiscalizações. Portanto, no total chega-se a 225 agências autuadas.

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1 - Itaú (Av. Brás de Pina, 2289. Vista Alegre): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e o público que transita pela agência. Ausência de utilização do sistema de atendimento por senha numérica. Ausência de guarda-volumes. Ausência do mínimo de 15 assentos prioritários. Ausência de cartaz da Lei Municipal 5254/2011 em local visível. Ausência de caixa eletrônico adaptável. Ausência de escala dosdemais funcionários da agência. Ausência de cartaz com lei informando haver cadeira de rodas. Não faz autenticação no próprio documento. Ausência de cartaz informando haver instalação sanitária para uso público.

2 - Itaú (Av. Meriti, 2591. Vila da Penha): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Ausência de utilização do sistema de atendimento por senha numérica. Ausência de guarda-volumes. Ausência de mínimo dos 15 assentos prioritários. Ausência de cartaz da Lei Municipal 5254/2011 em local visível. Ausência de cartaz com lei informando haver cadeira de rodas. Ausência de cartaz informando haver instalação sanitária para uso público.

3 - Itaú (Est. Vicente de Carvalho, 909. Vicente de Carvalho): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas, bem como ao público que transita pela agência. Ausência de guarda-volumes. Ausência de senha para atendimento prioritário. Ausência de banheiro e bebedouro. Ausência de cadeira de rodas. Atendimento realizado por ordem de chegada e não por dispositivo de senha. Ausência de escala de serviços dos funcionários. Ausência de número suficiente de assentos prioritários. No estabelecimento possui três assentos prioritários. Não autentica no próprio documento a efetivação do referido pagamento.

4 - Itaú (Av. Brás de Pina, 2784. Vista Alegre): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Ausência de utilização do sistema de atendimento por senha numérica.Ausência de guarda-volumes. Ausência de mínimo dos 15 assentos prioritários. Ausência de cartaz da Lei Municipal 5254/2011 em local visível. Ausência de caixa eletrônico adaptável. Ausência de escala dos demais funcionários da agência. Ausência de cartaz com lei informando haver cadeira de rodas. Não faz autenticação no próprio documento. Ausência de cartaz informando haver instalação sanitária para uso público.

5 - Itaú (Rua Cisplatina, 09. Irajá): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisória de privacidade. Ausência de assentos preferências suficientes. Atendimento por ordem de chegada e não numérico. Ausência de cadeira de rodas. Ausência de escala de trabalho. Ausência de cartaz da Lei Municipal 5254/2011. Ausência de cartaz informando que tem banheiro. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de cartaz informando que tem cadeira de rodas.

6 - Itaú (Av. Meriti, 2257): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Ausência de guarda volume. Ausência do cartaz informativo de cadeira de rodas. Ausência de cartaz informativo de instalações sanitárias abertas ao público. Atendimento realizado por ordem de chegada e não por senha.

7 - Itaú (Est. Vicente de Carvalho, 910. Vila da Penha): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Bem como ao público.Ausência de guarda-volumes. Ausência de cadeira de rodas. Ausência de número suficiente de assentos prioritários. Há três assentos prioritários. Atendimento realizado por ordem de chegada e não por dispositivo de senha. Atendimento prioritário realizado por ordem de chegada. Ausência de cartaz que o estabelecimento possui instalação sanitária. Ausência de escala de serviços dos funcionários. A autenticação do pagamento realizado por papel.

8 - Itaú (Av. Monsenhor Félix, 644): Ausência de cartaz informando que tem banheiro. Ausência de cartaz informando a Lei Municipal 5254/2011. Ausência de cartaz da informando escala de trabalho. Ausência de assentos preferências suficientes. Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisória de privacidade. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Tempo de espera na fila de 20 minutos.

9 - Caixa Econômica Federal(Av. Vicente de Carvalho, 995. Vila da Penha): Ausência de divisória de privacidade entre o público que transita pela agência. Ausência de quantidade mínima de 15 assentos prioritários. Ausência de guarda-volumes. Ausência do cartaz informando da disponibilidade de cadeira de rodas. Ausência do cartaz informando a disponibilidade do uso de instalação sanitária aberta ao público. Ausência da escala de trabalho dos caixas e demais funcionários da agência.

10 - Caixa Econômica Federal (Est. Vicente de Carvalho, 1490. Vila da Penha): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas, bem como ao público que transita pela agência.Ausência de guarda-volumes. Ausência de número suficiente de assentos prioritários. Há 10 assentos prioritários. Banheiro e bebedouro localizado em área restrita. Ausência de cartaz que o estabelecimento possui instalação sanitária. Ausência de cartaz que informa que o estabelecimento possui cadeira de rodas.

11 - Caixa Econômica Federal(Av. Meriti, 2207): Ausência de divisória de segurança entre os caixas e entre estes e o público. Ausência de guarda-volumes. Banheiro em área restrita. Ausência de cartaz informativo de cadeira de rodas.

12 - Caixa Econômica Federal (Rua Brás de Pina, 1991. Vista Alegre): Ausência de divisória de privacidade entre o público que transita pela agência. Ausência de quantidade mínima de 15 assentos prioritários. Ausência de guarda-volumes.

13 - Caixa Econômica Federal (Av. Monsenhor Félix, 1094): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e entre estes e o público. Ausência de assentos prioritários em número mínimo, a agência possui apenas dois assentos. Ausência de escala de funcionários. Ausência de cartaz informativo de instalações sanitárias abertas ao público. Ausência de cartaz informativo de cadeira de rodas. Ausência de guarda-volumes.

14 - Santander (Av. Meriti, 2460): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas.Tempo de espera para atendimento superior ao permitido, perfazendo 47 minutos. 15 - HSBC (Praça Aquidauana, 11): Ausência cartaz instalação sanitária. Ausência Lei Municipal 5254/2011 e escala dos demais funcionários. Tempo de espera na fila 28min 44s.

16 - Banco do Brasil (Av. Meriti, 2445): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Ausência de guarda volumes. Ausência de cartaz de instalações sanitárias abertas ao público, sendo sanitários e bebedouro em área restrita. Ausência do cartaz da cadeira de rodas Ausência da escala de funcionários. Ausência de assentos prioritários em número exigido, a agencia possui apenas 12.Ausência do cartaz da Lei Municipal 5254/2011.

17 - Banco do Brasil(Av. Monsenhor Félix, 554. Irajá): Ausência de divisória de privacidade. Ausência de guarda-volumes. Ausência de assentos preferências. Ausência de banheiro e bebedouro. Tempo de espera na fila de 26 minutos. Foram flagrados vários idosos subindo escada inclusive uma senhora com a muleta já que a agência atende somente no 2° andar e não há elevador e nenhuma informação de que pode atender no 1° andar.

18 - Banco do Brasil (Rua Lafaiete Stockler, 2 . Vila da Penha): Ausência de divisória de privacidade nos caixas eletrônicos. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e o público que transita pela agência. Ausência de quantidade mínima de 15 assentos prioritários. Ausência de guarda-volumes. Ausência do cartaz informando da disponibilidade de cadeira de rodas. Ausência do cartaz informando a disponibilidade do uso de instalação sanitária aberta ao público. Não faz a autenticação no próprio documento. Ausência da Lei Municipal 5254/2011 em local visível.

19 - Bradesco(Est. Vicente de Carvalho, 749 - Vicente de Carvalho): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas, bem como ao público. Ausência de guarda-volumes. Ausência de cadeira de rodas. Ausência de número suficiente de assentos prioritários. No estabelecimento possui um assento prioritário. Atendimento realizado por ordem de chegada e não por dispositivo de senha. Atendimento prioritário realizado por ordem de chegada.

20 - Bradesco (Av. Brás de Pina, 2776. Vista Alegre): Ausência de cadeira rodas. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e o público que transita na agência. Ausência de utilização do sistema de senha numérica para atendimento regular. Atendimento prioritário superior ao determinado por lei, perfazendo 22 minutos. Ausência de guarda-volumes. Ausência de caixa eletrônico adaptado.

21 - Bradesco (Av. Meriti, 2272): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e entre estes e o público que circula pela agência.Ausência de assentos prioritários em número mínimo, a agência possui apenas um. Tempo de espera na fila superior ao permitido, perfazendo 49 minutos. Ausência de cadeira de rodas. Ausência de escala de funcionários afixada em local visível.

22 - Bradesco(Rua Monsenhor Félix, 544. Irajá): Ausência de divisória privacidade. Tempo espera de 1 hora. Ausência de assentos prioritários. Atendimento não prioritário é realizado através de ordem de chegada. Ausência de cadeira de rodas.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Tio Patinhas:

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