Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 12 filiais da Leader na Cidade do Rio

07.10.2014 - 10:54
site_1412690039.41.jpg

O Procon Estadual prosseguiu nesta segunda-feira (06/10) com a Operação Prêt-à-porter e vistoriou 14 filiais daLeaderpor vários bairros da cidade do Rio de Janeiro. Foram autuadas pela fiscalização 12 lojas que apresentaram irregularidades. Esta é a quarta ação da operação iniciada na semana passada, totalizando até agora 49 filiais de grandes lojas de departamento autuadas.

Em 10 das lojas autuadas os fiscais detectaram ausência de preço nos produtos, seja na vitrine ou no interior da loja. De acordo com a Lei, os produtos devem conter o preço em suas etiquetas, mesmo que seus valores constem em cartazes o estabelecimento.

Em seis lojas autuadas, os fiscais encontraram outra irregularidade que também envolvia o preço. Em araras das lojas da Rua Uruguaiana, no Centro, e da Estrada dos Bandeirantes, na Taquara, constavam ofertas de produtos a partir de um determinado valor, mas nenhuma das peças expostas nestes locais apresentavam o valor mínimo.

As lojas daLeaderda Praia de Botafogo, 400, e do Carioca Shopping, em Vicente de Carvalho, não apresentaram irregularidades.

Balanço da Operação Prêt-à-Porter:

1 - Praça das Nações, 88 - Bonsucesso: Ausência de preços nos produtos. Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista. Cartaz em balcão informando que havia produto com preço "a partir de" e nenhum produto custava o valor mínimo da oferta.

2 - Rua do Catete, 194 - Catete: Ausência de preço em produtos. Ausência de cartaz do Disque 151 para reclamações do Procon Estadual.

3 - Recreio Shopping (Avenida das Américas, 19019 - Recreio dos Bandeirantes): Ausência de preço em produtos.

4 - New York City Center (Av. das Américas, 5000 - Barra da Tijuca): Ausência de preços nos produtos que vestem os manequins e no interior da loja.

5 - Rua Barata Ribeiro, 502 - Copacabana: Ausência de preços nos produtos no interior da loja.

6 - Shopping Via Brasil (Rua Itapera, 500, Loja 220 - Irajá): Cartaz em arara informando que havia produto com preço "a partir de" e nenhum produto custava o valor mínimo da oferta.Ausência de preços nos produtos no interior da loja.

7 - Via Parque Shopping (Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca): Ausência de preço em produtos. Cartaz em balcão informando que havia produto com preço "a partir de" e nenhum produto custava o valor mínimo da oferta.

8 - Center Shopping (Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá): Ausência de preços nos produtos no interior da loja. Cartaz em balcão informando que havia produto com preço "a partir de" e nenhum produto custava o valor mínimo da oferta. Ausência de cartaz do Disque 151 para reclamações do Procon Estadual.

9 - Rua do Riachuelo, 87- Centro: Ausência de preço em produtos. Ausência de cartaz do Disque 151 para reclamações do Procon Estadual.

10 - Madureira Shopping (Estrada do Portela, 222 – Madureira): Ausência de preço em produtos expostos na vitrine.

11 - Uruguaiana, 55. Centro: Ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta. Cartaz em arara informando que havia produto com preço "a partir de" e nenhum produto custava o valor mínimo da oferta.

12 - Estrada dos Bandeirantes, 267. Taquara: Ausência de preço nos produtos no interior da loja. Cartaz em balcão informando que havia produto com preço "a partir de" e nenhum produto custava o valor mínimo da oferta.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Prêt-à-Porter:

O Dia
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil