Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Prêt-à-porter autua 12 lojas Riachuelo no Rio e em Duque de Caxias

09.10.2014 - 18:31
20141009_114934edt_1412890274.87.jpg

O Procon Estadual realizou nesta quinta-feira (09/10) nova ação da Operação Prêt-à-porter, em que os fiscais vistoriam filiais de grandes lojas de departamento, com foco no vestuário. Desta vez, a fiscalização autuou 12 filiais das lojas Riachuelo no Rio de Janeiro e Duque de Caxias.

Em dez lojas vistoriadas, a fiscalização constatou ausência de preço em mercadorias, e em outras nove filiais da rede os agentes encontraram produtos, especialmente relógios, sendo precificados de forma irregular: o tamanho do valor da parcela da compra estava com mais destaque que o preço cheio do produto, o que é proibido por lei e induz o consumidor a erro.

A rede Riachuelo foi autuada em função de realizar promoção onde, na compra de quatro peças, uma o consumidor levava de graça. A irregularidade está na forma como a publicidade da promoção é veiculada, por meio de letras miúdas informando que a peça que será gratuita é aquela que for de menor valor. Essa informação deveria ter mais visibilidade, já que pode levar o cliente a um engano na compra.

Em seis ações já realizadas realizadas desde o início da Operação, o Procon Estadual encontrou irregularidades em 72 estabelecimentos, que foram autuados e serão multados.

Balanço da Operação Prêt-à-Porter:

1 - Rua do Ouvidor, 158 a 162 – Centro: Ausência depreço nos produtos expostos na vitrine.Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do CDC para consulta.

2 - Est. do Mendanha, 555 – Campo Grande (West Shopping): Ausência depreço nos produtos expostos nos manequins do interior da loja.

3 - Rod. Washington Luiz, 2895 – Duque de Caxias (Caxias Shopping): Ausência de preço nos produtos expostos nos manequins do interior da loja. Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

4 - Rua Fonseca, 240, Lj 153A – Bangu (Bangu Shopping):Ausência depreço nos produtos expostos no interior da loja.Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista. Ausência do cartaz do Disque 151.

5 - Est. Do Monteiro, 1200 – Campo Grande(Park Shopping):Ausência depreço nos produtos expostos nos manequins do interior da loja.Ausência do cartaz do Disque 151.

6 - Rua Itapera, 500 – Irajá (Shopping Via Brasil): Ausência de preço nos produtos expostos nos manequins do interior da loja e peças expostas em prateleiras suspensas.Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

7 - Rua José de Alvarenga, 350 – Duque de Caxias: Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista. Ausência de preço nos produtos expostos em prateleiras.

8 - Av. Das Américas 15500 – Recreio (Américas Shopping): Ausência de preço nos produtos expostos nos manequins do interior da loja. Oferta de produtos “a partir de”, sem a existência de peças no valor ofertado.

9 - Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1000 - Barra da Tijuca (Shopping Metropolitano): Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

10 - Av. Mal. Fontenelle, 3555 – Jardim Sulacap (Shopping Sulacap): Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja. Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista. Ausência do cartaz do Disque 151.

11 - Av. Vicente de Carvalho, 909– Vicente de Carvalho (Carioca Shopping): Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

12 - Est. Portela, 222 L 101/102 – Madureira (Madureira Shopping): Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja. Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista. Ausência do cartaz do Disque 151.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Prêt-à-Porter:

Extra

O Dia
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil