Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual encontra irregularidades em lojas que vão participar da Black Friday

10.10.2014 - 17:11
20141010_100826a_1412971874.31.jpg

O Procon Estadual fiscalizou nesta sexta-feira (10/10) 13 filiais de várias redes de lojas que irão participar da versão brasileira da Black Friday – o evento de vendas com preços promocionais que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro.Os fiscais estiveram em shoppings e lojas do Centro do Rio. Das lojas vistoriadas, sete apresentaram irregularidades, foram autuadas e serão multadas.

Em cinco dos sete estabelecimentos autuados, os fiscais encontraram produtos expostos com cartazes e etiquetas indiciando o preço da parcela na compra a prazo com maior destaque que o preço à vista. Não havia preços em vários produtos à venda em duas das lojas autuadas.

Além da fiscalização, a Operação Crusoé teve o objetivo de verificar os preços dos produtos nas lojas vistoriadas para compará-los no dia da Black Friday e constatar se vai ocorrer ou não promoções reais.Os estabelecimentos que manipularem os valores dos produtos, forjando falsas promoções, serão autuados e multados.

As lojas que não apresentaram irregularidades na fiscalização desta sexta-feira foram as seguintes: Ponto Frio, do Shopping Tijuca; Fnac, do Barra Shopping; Casas Bahia, na Rua Uruguaiana, 5 (Centro); Carrefour, na Avenida das Américas, 5150 (Barra da Tijuca); Extra, na Avenida das Américas, 1510 (Barra da Tijuca); e Walmart na Rua Projetada, 345 (Cachambi).

Balanço da Operação Crusoé:

1 - Fast Shop (Shopping Tijuca): Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

2 - Lojas Americanas (Barra Shopping): Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

3 - Ricardo Eletro (Rua Uruguaiana, 118 - Centro): Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista. Ausência de preço nos produtos expostos.

4 - Centauro (Norte Shopping – Del Castilho): Ausênciade preço nos produtos expostos à venda.

5 - Lojas Americanas (Barra Shopping): Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

6 - Polishop (Norte Shopping – Del Castilho): Ausência de preço nos produtos expostos à venda.

7 - Ri Happy (Norte Shopping – Del Castilho): Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Crusoé:

Extra
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil