Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

O Procon Estadual autua 15 lojas Ponto Frio na Operação Linha Branca

16.10.2014 - 19:23
20141016_102129EDT_1413498171.82.jpg

O Procon Estadual realizou nova etapa da Operação Linha Branca nesta quinta-feira (16/10), cuja finalidade é fiscalizar lojas de departamento com foco na venda de eletroeletrônicos. Desta vez, os fiscais estiveram em filiais da Rede Ponto Frio. Foram vistoriadas 24 lojas, das quais 15 receberam autuações e serão multadas. Nas três ações da operação realizadas esta semana foram autuados 48 estabelecimentos. Além do Ponto Frio, os fiscais já vistoriaram lojas da Ricardo Eletro e Casas Bahia.

Das 15 lojas autuadas na fiscalização desta quinta-feira, 14 não apresentavam preço nos produtos expostos na frente e no interior da loja. Os agentes encontraram em cinco das filiais vistoriadas encartes que anunciavam os produtos à venda com o valor da parcela tendo mais destaque do que o preço à vista, contrariando o que determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Na Ponto Frio daRua Geremário Dantas, 404, no Tanque, em Jacarepaguá, os fiscais também encontraram alguns produtos sendo anunciados no interior da loja da mesma forma irregular encontrada nos encartes.Na frente da filial localizada na Rua Apiacás, 435, na Taquara, a fiscalização encontrou um cartaz que anunciava um produto à venda informando apenas o seu preço antigo e pedindo que o consumidor interessado consultasse um dos vendedores para saber o novo preço promocional. Essa prática fere o direito do consumidor à informação clara e precisa, estabelecido pelo CDC.

As filiais que não foram autuadas por não terem apresentado irregularidades são as localizadas na Rua Governador Amaral Peixoto, Nova Iguaçu;Praia de Botafogo, 316;Av. Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca; Rua Uruguaiana, 128, Centro; Marques de São Vicente, na Gávea; Shopping Nova América em Del Castilho; Rua Cardoso Moraes, 87, Bonsucesso; Park Shopping em Campo Grande e na Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande.

Nas outras duas ações já realizadas da operação nesta semana, o Procon Estadual encontrou irregularidades em 12 estabelecimentos da Ricardo Eletro e 21 das Casas Bahia, que foram autuados e serão multados.

Balanço da Operação Linha Branca:

1 - Boulevard Rio Shopping (Vila Isabel): Produtos no encarte com preço da parcela na compra a prazo com mais destaque do que o preço à vista.

2 - Shopping Grande Rio (São João de Meriti): Produtos no encarte com preço da parcela na compra a prazo com mais destaque do que o preço à vista. Ausência de preço nos produtos expostos na frente e no interior da loja.

3 - Av. das Américas,4666 - Barra da Tijuca:Ausência de preço nos produtos no interior da loja.

4 - Rua do Catete, 235: Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja.

5 - Rua Conde de Bonfim, 426 – Tijuca: Produtos no encarte com preço da parcela na compra a prazo com mais destaque do que o preço à vista.Ausência de preço nos produtos expostosno interior da loja.

6 - Shopping Tijuca:Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja.

7 – Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1003: Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja.

8 – Av. Nossa Senhora de Copacabana, 735: Ausência de preço nos produtos do balcão de venda.Produtos no encarte com preço da parcela na compra a prazo com mais destaque do que o preço à vista.

9 - Rua da Carioca, 2 – Centro:Ausência de preço nos produtos expostos na frente e no interior da loja.

10 – Rua Visconde de Pirajá – Ipanema: Ausência de preço nos produtos expostos na frente e no interior da loja.

11 - Praça das Nações, 236 – Bonsucesso:Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja.

12 - Est. Dos Bandeirantes, 255 – Taquara:Ausência de preço nos produtos expostos na frente e no interior da loja.

13 - Rua Apiacás, 435 – Taquara: Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja.Produto exposto à venda na frente de loja com informação ''de/por: consulte um de nossos vendedores''.

14 - Shopping Via Brasil (Irajá):Ausência de preço nos produtos expostos na frente e no interior da loja.

15 -Rua Geremário Dantas, 404 – Tanque: Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja. Produtos no encarte e na loja com preço da parcela na compra a prazo com mais destaque do que o preço à vista.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Linha Branca:

Extra
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil