Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta 490kg de produtos impróprios em supermercados do Rio e Caxias

28.10.2014 - 19:59
Operação_Boi_ralado_-_Rede_Economia_-_Estrada_do_Boiunaedt_1414533574.3.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, vistoriou 11 supermercadosno Rio de Janeiro e em Duque de Caxias nesta segunda-feira (27/10), em nova etapa da Operação Boi Ralado, cujo foco é fiscalizar a comercialização de carne previamente moída, o que é proibidopelo Decreto Estadual6.538/83. Desta vez, a ação ocorreu no final da tarde, buscando flagrar os supermercados que tentam burlar a vistoria. Os agentes encontraram cerca de 70 kg de carne previamente moída, além de 390kg de produtos vencidos e outros 30kg que não apresentavam o prazo de validade.

Apenas no Hortifruti Mercado Valqueire, na Vila Valqueire, os fiscais recolheram e descartaram 201kg e 760g de produtos vencidos armazenados na câmara fria do estabelecimento, entre peito de peru, salsicha, queijo muçarela, queijo gorgonzola e cobertura de confeiteiro. Entre os produtos descartados havia 4kg de muçarela vencida em maio deste ano.

No local, os fiscais também encontraram 10kg e 860g de carne previamente moída.No Multimarket da Rua Riachuelo, no Centro do Rio, a fiscalização encontrou 184kg de produtos vencidos na câmara frigorífica e na área de vendas, entre linguiça de pernil, paio, carré,músculo, lagarto, bife e strogonoff. Os fiscais descartaram 14kg e 200g de carne previamente moída. O estabelecimento também foi autuado por estar com salgados expostos para manipulação direta do consumidor.

Apenas um dos estabelecimentos fiscalizados não apresentou irregularidade: a filial dos supermercado Unidos, localizada no Pilar, em Duque de Caxias.

Balanço da Operação Boi Ralado:

1 – Supermarket (Rua Conde de Bonfim, 703 – Tijuca): 7kg de carne previamente moída.

2 – Hortifruti Mercado Valqueire (Rua Luis Beltrão, 76 – Vila Valqueire): 10kg e 860g de carne previamente moída; 201kg e 760g de produtos vencidos armazenados na câmara fria entre peito de peru, salsicha, queijo muçarela, queijo gorgonzola, cobertura de confeiteiro.

3 – Hipermercado Extra (Est. do Galeão, 2.700 – Ilha do Governador): linguiça exposta em balcão para manipulação direta pelo consumidor.

4 – Supermercado Guanabara (Rua Maxwell, 520 – Vila Isabel): margarina armazenada de forma inadequada, fora da temperatura determinada pelo fabricante; linguiça, bacon e bacalhau linguiça expostos em balcão para manipulação direta pelo consumidor.

5 – Rede Economia (Est. do Boiuna, 184 – Taquara): 5kg e 900g de carne previamente moída.

6 – Prezunic (Rua José de Alvarenga, 95 – Duque de Caxias): 21kg de carne moída industrializada armazenada de forma inadequada, fora da temperatura determinada pelo fabricante; salgados expostos em balcão para manipulação direta pelo consumidor.

7 – Multimarket (Rua Riachuelo, 232 – Centro): 127kg de produtos vencidos encontrados na câmara frigorífica, entre linguiça de pernil, paio e carré; 57kg de produtos vencidos encontrados na área de vendas, entre músculo, lagarto, bife e strogonoff; 14kg e 200g de carne previamente moída; salgados expostos para manipulação direta pelo consumidor.

8 – Prezunic (Est. do Tindiba, 565 – Pechincha): 11kg de maminha em embalagem violada sem especificação de prazo de validade e com aparência esverdeada; 16kg de produtos sem especificação do prazo de validade, entre mistura para bolo e farinha especial para pão; 6kg e 575g de carne previamente moída.

9 – Supermarket (Estr. do Rosário, Lt. 21 / Qd. 14 – Jd. Primavera – Duque de Caxias): 3kg e 700g de produtos vencidos, entre champignon e alcaparra; salgados expostos para manipulação direta pelo consumidor.

10 – Multimarket (Rua André Rocha, 3.069 – Curicica): 2kg e 642g de linguiça sem especificação do prazo de validade; peito de peru armazenado de forma inadequada, fora da temperatura determinada pelo fabricante; 672g de hambúrguer vencido; rabo suíno exposto para manipulação direta pelo consumidor; 3kg de 960g de carne previamente moída.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Boi Ralado:

Extra
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil