Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita seis academias nas Zonas Norte e Oeste do Rio

05.11.2014 - 18:17
20141105_105352eedt_1415218764.76.jpg

O Procon Estadual fiscalizou nesta quarta-feira (05/11), em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (Cref1), sete academiasem nova etapa da Operação Hércules. Desta vez os fiscais vistoriaram academias nas zonas Norte e Oeste da cidade do Rio. Todas foram autuadas por irregularidades e seis delas acabaram sendo interditadas por não apresentarem autorização para funcionamento, entre outros problemas. O Cref1 auxiliou os fiscais a identificarem se asacademiasestavam com profissionais habilitados para monitorar os alunos. Uma mulher foi levada presa para a 33ª Delegacia de Polícia por exercício ilegal da profissão de professora de educação física.

As academias Exerfit, na Tijuca; Perfect Body e Equipe Fitness, em Realengo; Espaço do Corpo, em Vila Isabel;Academia Mário Perrota, na Tijuca; e Gym, em Mallet,foram interditadas por não apresentarem o certificado do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBOERJ) e o certificado de potabilidade da água. Além disso, as academias Equipe Fitness e Gym não apresentaram alvará de funcionamento.

Na academia Gym, localizada no bairro de Mallet, os agentes também constataram má prestação do serviço, com risco ao consumidor, ausência de documentação básica para o funcionamento, empregar funcionária que praticava exercício ilegal da profissão, entre outras irregularidades.

Já a academias Equipe Fitness, Perfect Body e Exerfit comercializavam, ainda, produtos de estética e bem-estar com data de validade expirada.

Balanço da Operação Hércules:

1 - ExerFit (Professor Gabizo, 293 – Tijuca): Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência da informaçãodos preços. Ausência do certificado do CBOERJ. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Local com rachadura nas paredes e infiltração. Diversos produtos – cremes de massagem modeladora – à venda vencidos. Interditado até que se apresentem os documentos exigidos (CBOERJ e potabilidade) e melhorias nas instalações.

2 - Tag (Conde de Bonfim, 451 – Dentro do Tijuca Tênis Club): Ausência do CDC para consulta.Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do certificado do CBOERJ no local. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do alvará de funcionamento, determinada a apresentação junto ao Procon dos documentos do clube.

3 - Perfect Body (Rua Capitão Teixeira, 301 – Realengo): Diversos produtos à venda vencidos – entre shakes e suplementos. Ausência do Código de Defesa do consumidor (CDC) para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do certificado do CBOERJ. Extintor vencido. Um extintor vazio. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência de registro no CREF. Ausência de responsável técnico. Profissional atuando fora da área. Interditado até que resolva as pendências.

4 - Espaço do Corpo (Rua Gonzaga Bastos, 352 - Vila Isabel): Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do CBOERJ. Ausência do certificado de potabilidade da água. Somente dois extintores no local e ambos estavam vencidos desde março de 2014. Ventilador de teto da sala de musculação sustentado apenas pela fiação. Teto da sala de ginástica com infiltração. Parede entre a sauna e o vestiário feminino com infiltração e mofo. Interditado até a apresentação da documentação e melhorias nas instalações.

5 - Equipe Fitness (Av. Santa Cruz, 241- Realengo): Diversos produtos – entre chás e suplementos – à venda vencidos. Lojas de vestuário, de produtos suplementares e cantina sem autorização no alvará para funcionamento. Ausência do certificado do CBOERJ. Ausência de profissional nos andares superiores. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Estabelecimento interditado até que sejam apresentados os documentos.

6 – Academia Mário Perrota(Rua 18 de outubro, 207 – Tijuca): Um único extintor de incêndio vencido em maio de 2009. Ausência de responsável técnico na sala de musculação onde encontravam-se três alunos. Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do CBOERJ. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência de guardião de piscina, pois a mesma tinha livre acesso. Estabelecimento interditado.

7 – Gym (Av. Marechal Fontenelle, 4.288 – Mallet): Aparelhos de musculação em má conservação, ferrugem aparente, aparelho com estofado rasgado e com espuma aparente. Ausência de material de higienização para limpeza dos aparelhos no 2° andar. Aparelho danificado junto com os que estavam em uso. Fiação da rede elétrica aparente. Piso quebrado. Ausência do certificado do CBOERJ. Ausência de profissional habilitado no ato da fiscalização com diversos alunos praticando atividade sem orientação. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Estabelecimento interditado. Ausência de responsável técnico. Ausência de alvará de funcionamento. Uma mulher foi presa por exercício ilegal da profissão.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Hércules:

Extra

R7 Notícias

SRZD

O Globo

Rádio Tupi
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil