Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ retoma Operação Boi Ralado e descarta cerca de 200kg de carnes impróprias para o consumo

07.01.2015 - 17:29
DSC_0143edt2_1420658932.97.jpg

O Procon Estadual realizou nova etapa da Operação Boi Ralado, cujo foco é coibir a venda de carne previamente moída, o que é proibido pelo Decreto Estadual 6538/83. Os fiscais vistoriaram na terça-feira (06/01) 19 filiais de supermercados no Rio, na Baixada e em Niterói, e sete delas foram autuadas. Os agentes descartaram 199kg e 220g de carnes impróprias ao consumo. A vistoria aconteceu no fim da tarde/início da noite, para verificar denúncias dos consumidores recebidas pela autarquia, segundo as quais os estabelecimentos costumam moer as carnes e colocar à venda exatamente nesse período do dia para burlar as fiscalizações, que geralmente são realizadas mais cedo.

Somente no açougue do Supermercado Super Rede, localizado em Turiaçu, na Zona Norte, os agentes descartaram cerca de 100 kg de carnes impróprias para o consumo, entre carne previamente moída, acém e dianteiro. Além disso, os produtos e as câmaras frias se encontram em péssimas condições de conservação e higiene. O estabelecimento tem 30 dias para sanar estas irregularidades.

Os fiscais flagraram no Supermercado Guanabara, de Bonsucesso, uma prática irregular denunciada pelos consumidores: funcionários separavam as aparas de tipos diversos de carnes, às vezes já impróprias ao consumo, que eram misturadas, moídas e vendidas em promoção da hora anunciada como "carne moída".Segundo o Decreto Estadual 6538/83, a carne somente deve ser moída no momento da compra e na frente do consumidor, garantindo que quem compre leve exatamente a carne que escolheu.

Denúncias dessas e de outras irregularidades podem ser feitas por meio do Disque Procon-RJ (telefone 151) ou por smartphones e tablets no aplicativo ‘Meu Procon-RJ’ (www.meuprocon.rj.gov.br).

Os fiscais não encontraram irregularidades em 12 estabelecimentos vistoriados. São eles:No Rio de Janeiro - Supermercado Zona Sul, na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 936; Supermercado Extra, na Est. do Galeão, 2.700 na Ilha do Governador; Rede Economia, na Estrada do Boiúna, 180, em Jacarepaguá; Multimarket, na Rua André Rocha, 3.069, em Curicica; e Supermercado Vienense, na Av. Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, 2.121, na Pavuna.Em Niterói - Rede Economia eSupermarket, ambos do Largo da Batalha; Rede Economia e Supermarket, ambos na Av. Everton Xavier, em Itaipu; e Multimarket, naAv. AlmiranteTamandaré, em Piratininga.Na Baixada Fluminense - Supermarket, no Éden, em São João de Meriti; e Supermercado Feira Nova, na Av. Getúlio de Moura, em Nilópolis.

Balanço da Operação Boi Ralado:

1 - Modelo Mix(Rua Dr. Osiris Pitanga, s/n – Piratininga): Encontrados 3 kg de carne moída.

2 - Guanabara (Av. Teixeira de Castro, 78/90 – Bonsucesso): Foram encontrados 34 kg de aparas de pá e acém misturados dentro da máquina de moer carne sem que houvesse pedido por parte de qualquer cliente. Foi constatado que são separadas as aparas de tipos diversos de carnes, misturadas e posteriormente moídas e vendidas como promoção, anunciadas genericamente como "carne moída".

3 - Rede Economia (Av. Getúlio de Moura, 411 - Nilópolis): Encontrados 22kg e 800g de carne moída armazenados na geladeira.Produtos sem identificação de validade: 4 kg e 580g de salsicha nobre, 4 kg e 740g de coxa e sobrecoxa de frango e 550 g de linguiça de frango.

4 - Princesa (Estrada Pau Ferro, 31 – Jacarepaguá): Foram encontrados 4 kg de músculo bovino dentro da máquina de moer sem que houvesse solicitação prévia do consumidor.

5 - Mini Mercado Litoral (EstradaFrancisco da Cruz Nunes, 10.047): Encontrados 3kg e 800g carne moída. Produtos vencidos: 900 gramas de garganta, 900 gramas de costela.

6 - Novo Mundo (R. Ministro Lafaiete de Andrade, 1.861– Nova Iguaçu): Encontrados 28kg e 900g de cortes de frango sem especificação de validade. Câmara refrigerada em mal estado de conservação com ferrugens e goteira do aparelho de refrigeração. Prazo de 30 dias para sanar o problema, sob pena de interdição.

7 - Super Rede (Estrada do Otaviano, 239 – Turiaçu): Ausência do Livro de Reclamações. Produtos vencidos: 79 kg e 200g de dianteiro vencido. Produtos sem especificação de validade:10kg e 250g de acém, 1kg e 600g de carne moída. Ossos, sebos e resíduos armazenados em contato de outras carnes na câmara. Câmara de carnes resfriadas com ferrugens e goteiras. Câmara de lacticínios com ferrugense fungos no teto, pisos trincados e quebrados. Ralos abertos na área de preparo/manipulação. Péssimas condições de higiene e limpeza. Prazo de 30 dias para sanar as irregularidades.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Boi Ralado:

O Globo

O Dia

Extra
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil