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CONSUMIDOR / recall

Recall: Jaguar

08.01.2015 - 12:18

A Jaguar e Land Rover Brasil abriu campanha de chamamento para reposicionamento da correia de acionamento da bomba hidráulica de direção assistida e a fixação do cabo positivo da bateria ao alternador nos veículos Jaguar F-Type, XF e XJ, ano/modelo 2015, fabricados entre agosto de 2014 e outubro de 2014.

Segundo informações da empresa, a campanha de chamamento, com início em 13 de novembro de 2014, abrange 17 veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos SAJAA6095F8K17350 a SAJAA66M6FMK17649, para veículos F-Type, SAJAA06U0FPU50387 a SAJAA0799F8U49629, para veículos XF, e SAJAA1695F8V78264 a SAJAA18Y7FMV77063, para veículos XJ, distribuídos da seguinte forma pelos estados da federação:

Rio de Janeiro: 11

São Paulo: 3

Santa Catarina: 1

Rio Grande do Sul: 1

Paraíba: 1

Em relação ao defeito constatado, a empresa detectou "a possibilidade da correia de acionamento da bomba hidráulica de direção assistida soltar-se da polia guia e a fixação do cabo positivo da bateria ao alternador aoltar-se de seu local".

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, sustentou que "caso a correia da bomba hidráulica da direção assistida se solte, poderão aparecer luzes de aviso ao motorista, incluindo aviso de bateria no painel de instrumentos e o veículo perderá a direção assistida, podendo causar dificuldade na direção e aumentando o risco de acidente, com a possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros" e que "caso o cabo da bateria se solte, a mesma poderá gerar um arco elétrico que, por sua vez, poderá originar uma sobrecarga térmica, fusão e/ou combustão do isolamento do capô. Nestas condições, existe um maior risco de incêndio por baixo do capô do veículo, com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
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