Recall: Jeep Grand Cherokee
08.01.2015 - 18:35
A Fiat Automóveis abriu campanha de chamamento para substituição do módulo de ignição dos veículos Jeep Grand Cherokee MY 2005-2007, fabricados entre 11/02/2004 e 05/07/2007, e Jeep Commander MY 2006-2007, fabricados entre 31/01/2005 e 05/07/2007.
Segundo informações da empresa, a campanha de chamamento, com início em 13 de novembro de 2014, abrange 1.095 veículos, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo 1J8H358206Y134426 a 1J8HCE8M77Y535796, distribuídos da seguinte forma pelos estados da federação:
Jeep Grand Cherokee
Alagoas: 5
Amazonas: 5
Bahia: 12
Ceará: 10
Distrito Federal: 31
Espírito Santo: 13
Goiás: 10
Maranhão: 5
Minas Gerais: 27
Mato Grosso do Sul: 23
Mato Grosso: 12
Pará: 20
Paraíba: 7
Pernambuco: 13
Piauí: 1
Paraná: 91
Rio de Janeiro: 122
Rio Grande do Norte: 6
Rio Grande do Sul: 58
Santa Catarina: 60
São Paulo: 505
Commander
Distrito Federal: 2
Minas Gerais: 2
Mato Grosso do Sul: 1
Pernambuco: 1
Paraná: 3
Rio de Janeiro: 5
Rio Grande do Norte: 1
Rio Grande do Sul: 2
Santa Catarina: 2
São Paulo: 40
Em relação ao defeito, a empresa informou que "foi identificado que o módulo de ignição dos modelos dos veículos acima informados pode sofrer uma alteração na posição da chave de ignição durante a condução, o que pode causar riscos aos consumidores."
Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, informou que "pode gerar perda de potência do motor, direção hidráulica e frenagem, aumentando o risco de colisão, com consequentes danos materiais, lesões graves ao condutor, demais ocupantes do veículo e terceiros, incluindo os airbags frontais, serem desativados. Nesta situação, em caso de acidente, a não deflagração do airbag frontal e/ou das demais funcionalidades de segurança diminuirá a proteção dos ocupantes do veículo, aumentando as chances de danos físicos graves e/ou materiais aos ocupantes e terceiros."
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.