Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita supermercado em Caxias e encaminha gerente à delegacia

03.02.2015 - 18:51
20150203_102724edt_1422996743.31.jpg

Atendendo a uma solicitação da 59ª DP, o Procon Estadual vistoriou nesta terça-feira (03/02) uma filial da Rede Economia no Jardim Olavo Bilac, em Duque de Caxias. Os fiscais interditaram o local e encaminharam seu gerente à delegacia devido às péssimas condições de higiene e manutenção e por funcionar estando em obras. Também nesta terça-feira, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (Cref1), outra equipe da autarquia vistoriou quatro academias de ginástica em Copacabana e todas foram autuadas por irregularidades. O funcionário de uma delas foi preso por exercício ilegal da profissão.

Na filial da Rede Economia os fiscais encontraram 20kg de rabo de porco salgado, 10kg de linguiça sergipana e 19 kg de mortadela vencidos. Também foram encontrados com coloração esverdeada, mau odor e sem informação do prazo de validade, 15kg de alcatra e 4kg de nugget. Nas câmaras do açougue havia paletts de madeira com fungos, pisos trincados e quebrados, além de ganchos e tendais enferrujados e paredes sujas de sangue. A câmara de laticínios apresentava infiltração nas paredes e no teto, e um grande buraco no piso. O estabelecimento recebeu um prazo de 24h para esvaziar as câmaras.

Obras de reforma ocorriam no supermercado sem que o atendimento dos fregueses fosse interrompido. Na área de preparo do açougue a fiação estava exposta, os ralos e grelhas quebrados e abertos, os azulejos quebrados e trincados. Já na área de preparo da padaria havia buracos no teto, sacos de cimentos em contato com alimentos, grelhas de pão enferrujadas e divisor de pão com restos de alimentos encrostados e ferrugem. No salão de vendas também havia buracos no teto e no piso, além de fiação exposta. Devido à gravidade das irregularidades encontradas, o supermercado foi interditado e seu gerente encaminhado pelos fiscais à delegacia.

O estabelecimento, localizado na Praça Otávio Carneiro, 280, já havia sido autuado pela 59ª DP por venda de produtos vencidos. Na ocasião o responsável também foi detido pelos policiais e encaminhado à delegacia para formalização da prisão em flagrante.

Os fiscais também estiveram no Restaurante Diletto, localizado na Rua General Silvestre Rocha, 87, em Niterói,que já havia sido autuado por armazenagem de produtos impróprios ao consumo e péssima higiene e manutenção. Na ocasião foi determinado que o estabelecimento sanasse os problemas de limpeza, em seu piso e sua fiação. Nesta terça-feira a fiscalização interditou a cozinha do estabelecimento por não cumprir o que fora determinado. A cozinha estava com rachadura no chão, buraco no teto e não havia tela de proteção.

Operação Hércules

Na outra ação desta terça-feira, em uma nova etapa da Operação Hércules, quatro academias de ginástica em Copacabana foram autuadas. A ação foi realizada em parceria com o Cref1 para identificar se os estabelecimentos estão com profissionais habilitados para monitorar os alunos em suas atividades. Profissionais do Cref1 constataram que quem ministrava aula de hidroginástica na academia Aquatic, do Clube Israelita Brasileiro, em Copacabana, não possuía habilitação profissional de educação física. Ele foi encaminhado à 12ª DP e preso por exercício ilegal da profissão.

Balanço da Operação Hércules:

1 - Academia Radar (Rua Marechal Mascarenhas de Moraes, 191 – Copacabana): Ausência de CDC para consulta. Ausência de emissão de nota/cupom fiscal.

2 - New Heavy Duty (Rua Ministro Viveiros de Castro, 157 – Copacabana): Ausência do livro de reclamações. Extintor de incêndio com prazo de validade vencido.

3 - Workout - Clube Israelita Brasileiro (Rua Barata Ribeiro, 489 - Copacabana):Ausência de CDC para consulta. Ausência do livro de reclamações. Ausência do cartaz 151.

4 - Aquatic - Clube Israelita Brasileiro (Rua Barata Ribeiro,489 - Copacabana): Ausência de guardião na piscina. O funcionário que ministrava aula de hidroginástica não possuía habilitação profissional para esta prática e foi conduzido à 12² Delegacia Policial por exercício ilegal da profissão. Ausência de guardião devidamente registrado pelo Corpo de Bombeiros. Piscina interditada para prática de atividades.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Hércules:

G1

Centralizado

Band

Brasil Notícias

Baixada Viva

Blog do Alberto
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil