Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Hitchcock do Procon Estadual autua 16 cinemas do Rio

05.02.2015 - 15:26
DSC_0310edt2_1423157209.22.jpg

O Procon Estadual, iniciou nesta quarta-feira (04/02) a Operação Hitchcock, cujo foco é a vistoria de cinemas. Nesta primeira etapa os fiscais fiscalizaram 17 estabelecimentos no Rio. O único cinema que não apresentou irregularidades foi o UCI Kinoplex do Norte Shopping. Os outros 16 foram autuados e serão multados. As irregularidades mais encontradas foram: a falha de higienização dos óculos utilizados para os filmes em terceira dimensão (3D), a ausência de informações nos ingressos sobre o alvará de funcionamento e prevenção e proteção contra incêndios, e a falta de cadeiras especiais para obesos.

Segundo a Lei Estadual 6216, de 20 de abril de 2012, os cinemas que exibem filmes em terceira dimensão (3D) devem disponibilizar óculos apropriados e devidamente higienizados e embalados individualmente em plástico estéril com fechamento a vácuo. Dos 16 cinemas autuados, 12 não embalavam os óculos a vácuo após a higienização.

Contrariando a portaria n° 3083, de 25 de setembro de 2013, emitida pelo Ministério da Justiça, a fiscalização constatou que, em nove cinemas, os ingressos não apresentam informações sobre o alvará de funcionamento, prevenção e proteção contra incêndios, com suas respectivas datas de validade. Outros sete cinemas não possuíam assentos acessíveis a pessoas obesas, como determina a Lei Estadual n° 5288, de 10 de julho de 2008.

Balanço da Operação Hitchcock

1 - Kinoplex(Rua do Catete, 311, Lj 204): Ausência de assentos especiais para obesos. Óculos 3D não são embalados a vácuo após a higienização. Não há divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos. Ausência de informação sobre alvará de funcionamento, prevenção e proteção contra incêndios nos bilhetes e ingressos.

2 - Cine System (Rua Itapera, 500 - Irajá): Óculos 3D não são embalados a vácuo após a higienização.Não possui guichê adaptado a pessoas de cadeiras de rodas.Não possui bebedouros. Ausência do selo de cumprimento das normas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP). Havia uma trinca na saída de emergência de uma das salas impedindo sua abertura, determinado o conserto imediato.Não há divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos.

3 - Cinemark (Shopping Metropolitano – Barra da Tijuca): Óculos 3D não são embalados a vácuo após a higienização.Ausência do cartaz do Disque 151.Não há divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos. Ausência do selo de cumprimento das normas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP). Ausência de informação sobre alvará de funcionamento, prevenção e proteção contra incêndios nos bilhetes e ingressos. Ausência de assento para pessoas obesas. Alvará provisório vencido, dado prazo de 5 dias úteis para apesentar o definitivo.

4 - Botafogo Unibanco Artplex (Praia de Botafogo, 316): Ausência do Livro de Reclamações.Não há divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos. Ausência do selo de cumprimento das normas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP).

5 - Cinemark - Botafogo Praia Shopping (Praia de Botafogo, 400): Óculos 3D não são embalados a vácuo após a higienização.Não há divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos. Ausência do selo de cumprimento das normas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP). Ausência de informação sobre alvará de funcionamento, prevenção e proteção contra incêndios nos bilhetes e ingressos.Ausência do Livro de Reclamações.

6 - Cinemark (Shopping Carioca – Vila da Penha): Não há divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos. Ausência do selo de cumprimento das normas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP). Ausência de informação sobre alvará de funcionamento, prevenção e proteção contra incêndios nos bilhetes e ingressos. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz Disque 151. Ausência do CDC para consulta. Ausência da informação, em vermelho, de proibido fumar. Não possui bebedouros. Guichê não adaptado.

7 - Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo): Ausência do selo de cumprimento das normas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP). Bebedouro em manutenção. Ausência de informação sobre alvará de funcionamento, prevenção e proteção contra incêndios nos bilhetes e ingressos.Não há divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos. Guichê não adaptado. Ausência de assento para pessoas obesas.

8 - Cinemas Severiano Ribeiro (Rua Lauro Muller, 116 – Botafogo): Ausência de informação sobre alvará de funcionamento, prevenção e proteção contra incêndios nos bilhetes e ingressos. Guichê não adaptado. Bebedouro em manutenção. Salas com o ar condicionado funcionando apenas na ventilação. Óculos 3D não são embalados a vácuo após a higienização. Ausência de assento para pessoas obesas.

9 - Kinoplex (Shopping Nova América – Del Castilho): Ausência de assento para pessoas obesas. Óculos 3D não são embalados a vácuo após a higienização. Ausência do selo de cumprimento das normas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP). Ausência de informação sobre alvará de funcionamento, prevenção e proteção contra incêndios nos bilhetes e ingressos. Não há divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos.

10 - Espaço Rio Design(Av. das Américas, 7777, sls 315 – Barra da Tijuca): Havia 1kg de biscoito vencido. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz Disque 151. Óculos 3D não são embalados a vácuo após a higienização. Ausência cartaz da Lei 6216, que dispõe sobre a obrigatoriedade de higienização dos óculos utilizados para os filmes em terceira dimensão (3D). Não há divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos. Guichê não adaptado. Não possui bebedouros. Ausência do cartaz da Lei 2526/96, que dispõe sobre a proibição de pessoas portadoras de qualquer tipo de armas. Ausência do selo de cumprimento das normas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP). Produtos impróprios descartados por funcionário.

11 - Cinemark Village Mall (Barra da Tijuca): Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz Disque 151. Não há divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos. Óculos 3D não são embalados a vácuo após a higienização.

12 - Roxy (Av Nossa Sra de Copacabana, 945): Ausência de informação sobre alvará de funcionamento, prevenção e proteção contra incêndios nos bilhetes e ingressos. Óculos 3D não são embalados a vácuo após a higienização. Não há divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos.

13 - Kinoplex - Cine Carioca (Rua Dias da Cruz, 170 – Méier): Guichê não adaptado. Óculos 3D não são embalados a vácuo após a higienização.

14 - UCI New York(Barra da Tijuca): Óculos 3D não são embalados a vácuo após a higienização. Guichê não adaptado. Ausência de informação sobre alvará de funcionamento, prevenção e proteção contra incêndios nos bilhetes e ingressos.

15 - Kinoplex (Shopping Tijuca): Ausência de assento para pessoas obesas. Ausência do selo de cumprimento das normas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP). Óculos 3D não são embalados a vácuo após a higienização. Não há divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos. Ausência de informação sobre alvará de funcionamento, prevenção e proteção contra incêndios nos bilhetes e ingressos. Porta de emergência de uma sala necessitando de manutenção, prazo de 24 horas para reparo sob pena de interdição.

16 - Cinemark (Downtown – Barra da Tijuca): Ausência de assento para pessoas obesas Óculos 3D não são embalados a vácuo após a higienização. Não há divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos. Ausência de informação sobre alvará de funcionamento, prevenção e proteção contra incêndios nos bilhetes e ingressos. Lixeira com defeito no acionamento do pedal na área de alimentos.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Hitchcock:

Extra

O Globo
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil