Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua Correios pelo péssimo atendimento em centro de distribuição em Bangu

19.03.2015 - 18:33
20150316_164108edt2_1426800789.65.jpg

Agentes do Procon Estadual estiveram às 16h30 de segunda-feira (16/03) no CDD Senador Camará, um centro de distribuição dos Correios localizado na Rua Dr.ª Maria Estela, em Bangu. O local é um dos centros utilizados pelos Correios para que os consumidores que residem em áreas de risco retirem suas encomendas postais e havia sido denunciado na autarquia por má prestação de serviço. Os agentes confirmaram a denúncia encontrando grandes filas de espera para atendimento e consumidores que aguardavam para serem atendidos desde as 10h da manhã. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos foi autuada e funcionários do centro de distribuição atenderam o público até às 19h30 para que todos os consumidores presentes fossem atendidos.

A dificuldade em atender o público se devia tanto pelo fato do centro de distribuição possuir poucos funcionários – havia apenas três para atender o público e realizar a conferência das encomendas que chegam para serem entregues –, quanto pela distribuidora concentrar todas as encomendas recebidas por seis outros diferentes centros da região. Esta ação contraria a determinação de processo administrativo do Procon Estadual aberto contra os Correios. A empresa deveria depositar asencomendas destinadas a domicílios localizadas em áreas de risco nas agências mais próximas ao endereço do consumidor.Após a chegada dos agentes do Procon Estadual, os Correios enviaram mais sete funcionários para o centro para acelerar o atendimento do público.

Outras irregularidades reforçaram a autuação feita pelos agentes do Procon Estadual. Consumidores reclamaram que estavam no centro de distribuição pela terceira vez para pegar sua encomenda postal, sem sucesso. Alguns informavam ter recebido dos Correios o aviso de que suas encomendas chegaram no centro de distribuição, mas não havia sinal do produto esperado ali. Além disso, as pessoas aguardavam em fila para serem atendidas do lado de fora da agência em uma área com muito lixo pelo chão. Até um carro velho e abandonado dos Correios dividia o espaço com a população.

Este já é o segundo centro de distribuição dos Correios que é autuado pelo Procon Estadual este mês. No dia 2 de março, o centro de distribuição da Rua Belisário Pena, na Penha, foi autuado também por longas filas, consumidores aguardando durante todo o dia, pessoas que vão a agência várias vezes sem conseguir pegar sua encomenda. Os Correios deverão apresentar sua defesa contra a autuação desta segunda-feira em até15dias. Caso suas explicações não sejam aceitas pelo departamento jurídico da autarquia, ela será multada.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil