Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta uma tonelada de produtos em distribuidora de carnes dos Supermercados Texas

16.04.2015 - 15:14
IMG_20150416_103345541edt2_1429208066.3.jpg

O Procon Estadual realizou nesta quinta-feira (16/04), a Operação Ranger, que fiscalizou um depósito frigorífico para estocar carnes da rede de supermercados Texas, em Niterói. O objetivo foi verificar a veracidade de uma denúncia realizada através do Disque 151 – telefone para denúncias e informações da autarquia – de que o local armazenava produtos com o prazo de validade vencido. A operação foi realizada em conjunto com a Delegacia do Consumidor (Decon). O estabelecimento foi autuado pela comprovação da denúncia – mais de uma tonelada de carnes vencidas foram descartadas – e seu responsável foi encaminhado à delegacia, preso em flagrante.

A empresa denunciada é a Indústria e Comércio de Alimentos Soberano, de carnes e derivados, distribuidora dos Supermercados Texas, localizada na Rua Manoel Duarte, 167, Gradim, em São Gonçalo. No local a fiscalização encontrou125kg de pé de porcosem especificação de lote e validade e 888kg de carne suína com osso vencida. As carnes suínas estavam em contato direto com o chão. Havia cartazes em todas as câmaras com a informação de que todos os produtos que lá estavam seriam impróprios e para descarte.No entanto, os cartazes serviam como tentativa de burlar a fiscalização, já que foram encontrados produtos próprios para o consumo junto com os vencidos e sem especificação de lote ou validade.O responsável pelo local, que não era o dono, foi encaminhado para a Delegacia do Consumidor (Decon) onde foi confirmada a sua prisão em flagrante.

Na Soberano os fiscais encontraram as câmaras frigoríficas com tendais e ganchos enferrujados, ausência de revestimento de material liso, íntegro e impermeável dos pisos e paredes, além de todos os palets serem feitos de madeira, e não de plástico, como é a determinação legal.Os fiscais determinaram que todos os palets sejam trocados e interditaram todas as câmaras frigoríficas da empresa para a realização das melhorias necessárias.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil