Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta 400kg de produtos impróprios em filiais dos Supermercados Unidos

29.04.2015 - 18:18
DSC_0615EDT_1430342320.98.jpg

O Procon Estadual realizou nesta quarta-feira (29/04) uma ação da Operação Ceres. Foram vistoriadas seis filiais da rede de Supermercados Unidos na cidade do Rio e apenas uma não apresentou irregularidades. Todas as outras foram autuadas. Os fiscais descaram 388kg e 600g de alimentos impróprios ao consumo, entre vencidos, mal armazenados e sem especificação do prazo de validade. Uma câmara frigorífica foi interditada.

Somente na filial de Bangu,182kg e 200g de produtos estavam vencidos, entre doces, frios, carnes e massas. Outros 34kg e 400g estavam sem especificação de validade. Várias irregularidades foram constatadas em sua câmara frigorífica, determinando a interdição da mesma: rachaduras, goteiras, mofo e paredes sem revestimento impermeável, além de ferrugem em trilhos suspensos, prateleiras e ganchos.

Em Campo Grande, na filial localizada na Estrada do Campinho, foram descartados 95kg e 900g de alimentos impróprios ao consumo entre carnes sem especificação de validade, com armazenagem incompatível com a indicação do fabricante e com dupla rotulagem, impossibilitando a constatação do seu prazo real de vencimento. Havia 66 potes de margarina de 500g armazenadas em ambiente não refrigerado. Os responsáveis informaram que as margarinas seriam devolvidas ao fabricante que as substituíram por um novo lote. A fiscalização determinou então um prazo de 15 dias para que o supermercado apresente a comprovação da troca dos produtos na sede do Procon.

A única filial onde não foram encontradas irregularidades foi a localizada na Avenida Alhambra, em Campo Grande.

Balanço da Operação Ceres

1 - Estrada dos Bandeirantes, 8.000, Jacarepaguá: Encontrados 4kg e 500g de carne moída no balcão de vendas. Reclamação do Livro de Reclamações não entregue no prazo legal.

2 - Estrada do Campinho, 5.378, Campo Grande: Produtos impróprios para consumo: 44kg de asa de frango recongelada, contrariando a indicação do fabricante. Produtos sem especificação: 8kg de peito de frango, 18kg e 400g de coxa de frango; 14kg de costela suína. Foram encontrados 11kg e 500g de bacalhau na área de venda com dupla rotulagem, duas validades sobrepostas não permitindo determinar desde quando a prática vinha sendo utilizada e assim definir a real validade. O total de 66 caixas de margarina (500g) estava armazenado em ambiente não refrigerado. Foi determinado o prazo de 15 dias para a comprovação da troca junto ao Procon.

3 - Estrada de Santa Maria, 2.148, Campo Grande: Produtos sem especificação: 17 kg de ponta de carne; 9 kg de pernil; 2 kg de bacalhau.

4 – Avenida Ministro Edgard Romero, 446, Madureira: Havia 5kg de miúdos de porco vencidos e outros 5kg de miúdos de porco sem especificação da validade. Carne de frango armazenada diretamente no chão. Palets de madeira na câmara frigorífica. Cano com goteiras armazenando água parada no chão do depósito. Prazo de 30 dias para sanar o último item sob pena de interdição parcial.

5 -Travessa Baical,10, Bangu: Alimentos vencidos:5kg de doces variados; 200g de queijo minas; 100 kg de linguiça; 48kg e 600g de mortadela; 25kg e 200g de lagarto bovino; 3kg e 800g de penne. Sem especificações de validade: 11 kg e 600g de frango; 21 kg e 800g de bacalhau e 1kg de calabresa. Câmara frigorifica interditada. Rachaduras, goteiras, mofo, ferrugem nas prateleiras, paredes sem revestimento impermeável, trilhos suspensos e ganchos com ferrugem.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil