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Procon Estadual autua 36 lojas no BarraShopping e no Shopping Grande Rio

05.05.2015 - 19:04
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Em mais uma etapa da Operação Mulher Maravilha, que está fiscalizando estabelecimentos comerciais em função do Dia das Mães, fiscais do Procon Estadual vistoriaram nesta terça-feira (05/05) estabelecimentos no BarraShopping e no Shopping Grande Rio, em São João de Meriti. Das 53 lojas e restaurantes fiscalizadas, 36 apresetaram irregularidades e foram autuadas. O foco dos fiscais foi para estabelecimentos comerciais que vendem produtos e serviços voltados para o público feminino - como bolsas, sapatos e joias -, além de restaurantes, muito frequentados pelas famílias no Dia das Mães. Ao todo, 36kg e 800g de alimentos foram descartados pela fiscalização.

No Beluga e no Boteco do Manolo, ambos no Shopping Grande Rio, os fiscais encontraram um total de 112 litros de chope fora do prazo de validade, além de 12 potes de mousse de chocolate e 2kg e 800g de carpaccio vencidos. Na cozinha do Boteco do Manolo, os fisicais encontraram lixeiras abertas e com pedais com defeito, um ralo sem dispositivo de fechamento, azulejos quebrados e encanamento à mostra com acúmulo de água suja. No local não havia lavatório com sabonete e gel sanitizante. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para o estabelecimento sanar estar irregularidades na cozinha, senão ele será interditado.

Ambos estabelecimentos também foram autuados por possuirem produtos sem informação sobre seu prazo de validade. No Beluga os fiscais encontraram 20kg de toucinho suíno nessas condições e no Boteco do Manolo foram 10kg de cabeça de peixe, 1kg de panga e 3kg de bacalhau.

Nas lojas, um dos problemas mais encontrados pelos fiscais foi a ausência de informações sobre os preços dos produtos expostos nas vitrines e no interior dos estabelecimentos. Essa irregularidade foi verificada em lojas como Schutz, Cia. Marítima e Yogini, no BarraShopping; além de Ortobom, Anandra e World Free, no Shopping Grande Rio. Dois estabelecimentos, Schultz e Zara, no BarraShopping, não estavam cumprindo o prazo de 30 dias para o envio das queixas dos clientes em seus Livros de Reclamações para o Procon estadual.

Não foram encontradas irregularidades na Le Postiche e Sonho dos Pés, do Shopping Grande Rio; e Enjoy, Centauro, Scala, Ortobom, TVZ, Corpo e Alma, Five Sports, Siberian, Renner, Aviator, Uncle K, Maria Filó, Mr. Cat, La Mole e Gula Gula, do BarraShopping.

Balanço da Operação Mulher Maravilha:

1 - Schutz (BarraShopping): Ausência de preços nas bolsas expostas e suspensas, no interior da loja. Reclamação registrada no livro e não enviada ao Procon dentro do prazo (30 dias).

2 - Zara (BarraShopping): Três reclamações feitas no livro não foram enviadas ao Procon dentro do prazo (30 dias).

3 - Ortobom (Shopping Grande Rio): Ausência de preços nos produtos expostos na vitrine e no interior da loja.

4 - AD (BarraShopping): Ausência do cartaz do 151. Produtos na vitrine com preços parcelados sem valor total.

5 - Cia. Marítima (BarraShopping): Ausência de informação sobre o preço nas mercadorias. Ausência do livro de reclamações.

6 - Yogini (BarraShopping): Ausência de preços nas mercadorias. Ausência do livro de reclamações.

7 - Luz da Lua (BarraShopping): Ausência do livro de reclamações.

8 - Carmen Steffens (BarraShopping): Ausência de preços nas mercadorias.

9 - Boteco do Manolo (Shopping Grande Rio): 100 litros de chope vencido. 10kg de cabeça de peixe, 1kg de panga e 3kg de bacalhau desfiado sem informação do prazo de validade. Ausência do certificado de dedetização. Condições da cozinha: lixeiras abertas e com pedais com defeito, ralo sem dispositivo de fechamento, azulejos quebrados, encanamento à mostra com acúmulo de água suja, ausência de lavatório com sabonete e gel sanitizante. Fiscais determinaram prazo de 15 dias para sanar as irregularidades, sob pena de interdição.

10 - Samsung (BarraShopping): Ausência de preços em produtos no interior da loja. Ausência de livro de reclamações.

11 - Anandra (Shopping Grande Rio): Ausência de preços em bolsas e produtos no interior da loja.

12 - ATEEN (BarraShopping): Ausência do Livro de Reclamações e do cartaz 151.

13 - Lisht (BarraShopping): Ausência do Livro de Reclamações.

14 - Botswana (BarraShopping): Ausência de preços nas mercadorias.

15 - Havaianas (BarraShopping): Reclamações no livro não foram enviadas ao Procon Estadual.

16 - Ortobom (Shopping Grande Rio): Não havia os preços à vista nas mercadorias (apenas a parcela na compra a prazo).

17 - Amsterdam Sauer (BarraShopping): Produtos em vitrines sem identificação de preço.Ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta.

18 - Censura 18 (Shopping Grande Rio): Fonte da parcela na compra a prazo maior do que a do preço à vista, contrariando o que termina a lei. Ausência do preço em produtos a venda no interior da loja.

19 - Folic (BarraShopping): Ausência do CDC.

20 - Beluga (Shopping Grande Rio): Produtos vencidos: 12 litros de chope, 2kg e 800g de carpaccio e 12 potes de mousse de chocolate. Produtos sem informação do prazo de validade: 20kg de toucinho suíno. Ausência do CDC.

21 - World Free (Shopping Grande Rio): Ausência de preços em produtos da vitrine e no interior da loja.

22 - Vivo (Shopping Grande Rio): Ausência de preços dos produtos no interior do estabelecimento. Fonte das parcelas na compra a prazo maior do que a do preço à vista.

23 - Galetos Premium (BarraShopping): Mau cheiro na cozinha. Fiscas determinaram prazo de 20 dias para sanar o problema. Ausência do Livro de Reclamações.

24 - My Shoes (BarraShopping): Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do valor total nos produtos com preço parcelado.

25 - Target (BarraShopping): Cobrança diferenciada nas compras à vista e nas compras com cartões de débito e crédito, contrariando o que determina a lei. Ausência de preços nos produtos da vitrine.

26 - Quiksilver (BarraShopping): Ausência de preços nos produtos da vitrine e do interior da loja.

27 - Tania Bulhões (BarraShopping): Produtos na vitrine sem indicação de preço.

28 - Toque a Campainha (Shopping Grande Rio): Ausência dos comprovantes de envio das reclamações registradas no livro. Prazo de 15 dias para apresentar.

29 - LF (Shopping Grande Rio): Ausência de preço nos produtos de vitrine e no interior da loja. Ausência de Livro de Reclamações.

30 - Myth (BarraShopping): Produtos na vitrine sem indicação de preço. Ausência do Livro de Reclamações.

31 - Fast Shop (BarraShopping): Ausência de preço em produtos expostos na vitrine.

32 - Óticas Diniz (Shopping Grande Rio): Ausência do valor total à vista (apenas o valor da parcela na compra a prazo). Ausência de preço em produtos na vitrine e no interior da loja.

33 - Botanopé (BarraShopping): Ausência de preços no interior das lojas. Ausência do cartaz do Disque 151.

34 - M. Officer (BarraShopping): Ausência do Livro de Reclamações.

35 - TNG (BarraShopping): Ausência do Livro de Reclamações.

36 - Soulier (BarraShopping): Ausência de preços em produtos na vitrine. Queixas no Livro de Reclamações não foram enviadas ao Procon Estadual.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Mulher Maravilha:

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