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Procon Estadual encontra barata andando sobre pastéis em lanchonete da Central do Brasil

18.05.2015 - 18:22
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Durante a primeira ação da Operação Trem das Onze, realizada nesta segunda-feira (18/05), o Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, autuou 23 de 33 estabelecimentos vistoriados, todos localizados na estação de trens da Central do Brasil. Os fiscais encontraram até uma barata andando sobre pastéis que estavam sendo preparados na lanchonete O Reizinho. Somente nesse estabelecimento foram inutilizados 8kg de pastéis. Na loja Tony's Lanches e Massas havia moscas em contato com kibes em fase de preparo. O total de alimentos descartados na operação foi de 37kg, entre produtos vencidos e sem especificação sobre seu prazo de validade.

Oito estabelecimentos, entre eles uma filial do McDonald's, tiveram problemas com o certificado certificado de potabilidade da água - ou o documento vencido ou não tinham. Todos terão um prazo de 15 dias para corrigir esse problema ou serão interditados. A loja Coisas de Crente, por sua vez, deverá apresentar o seu alvará de funcionamento em até 48 horas para não ser interditado. O estabelecimento também não emitia nota fiscal e o talonário fiscal apresentado aos fiscais era de outra loja.

Não foram encontrados problemas nas lojas: Drogaria Pedro II, Entre Trilhos Lanches, Estação do Café, Kendox (boutique), Supermercado Premium, Sandubão, Pastelaria Marques, Maria Fumaça (loja de biscoitos), Bob's e Planalto Central.

Balanço da Operação Trem das Onze:

1 - Amigão: Ausência do alvará de funcionamento, do Código de Defesa do Consumidor, do cartaz do 151 e do Livro de Reclamações. Foi dado prazo de 48 horas para a apresentação do certificado do Corpo de Bombeiros, sob pena de interdição.

2 - Lari & Giulli: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do Livro de Reclamações. Foi dado prazo de 15 dias para a apresentação do certificado de potabilidade da água.

3 - Oficina dos Sonhos (bijuteria): Ausência doCódigo de Defesa do Consumidor e do Livro de Reclamações.

4 - Toca do Biscoito: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do Livro de Reclamações.

5 - Tony's Lanches e Massas: 4kg e 210g de ovo de codorna empanado, 9kg e 300g de coxinha, 11kg de coxinha grande e 800g de recheio de frango fora da validade; 150g de molho de tomate sem especificação da validade; 1kg e 900g de bolinho de bacalhau e 845g de kibe com preparo em contato com moscas. Foi determinada a limpeza da cozinha.

6 - Gravatá Lanches: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do Livro de Reclamações; ausência do certificado de potabilidade da água, foi dado prazo de 15 dias para a apresentação do documento.

7 - Estação dos Doces: Ausência de preços nos produtos expostos na vitrine; ausência do Código de Defesa do Consumidor.

8 - Iceberg Lanches: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do Livro de Reclamações; ausência do certificado de potabilidade da água, foi dado prazo de 15 dias para a apresentação do documento.

9 - Coisas de Crente:Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do Livro de Reclamações; ausência do alvará de funcionamento, foi dado prazo de 48 horas para a apresentação do documento. O estabelecimento não emite nota fiscal e o talonário fiscal apresentado era de outra loja. Foi dado prazo de 15 dias para apresentar.

10 - Real Lanches Gravatá:Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do Livro de Reclamações; ausência do certificado de potabilidade da água, foi dado prazo de 15 dias para a apresentação do documento.

11 - Café Expresso Central: Ausência do Livro de Reclamações.

12 - Panorâmica Lanches: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do Livro de Reclamações; ausência do certificado de potabilidade da água, foi dado prazo de 15 dias para a apresentação do documento.

13 - Empada e Cia: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do Livro de Reclamações; ausência do certificado de potabilidade da água, foi dado prazo de 15 dias para a apresentação do documento.

14 - Brechó da Paty: Ausência do Código de Defesa do Consumidor, do Livro de Reclamações e do cartaz do 151; cobrança de valor mínimo para compras no cartão (R$ 10 no débito e R$ 25 no crédito).

15 - O Reizinho (loja do primeiro piso): Foi encontrada uma barata na área de preparo dos pastéis, andando sobre os mesmos. Produtos inutilizados: 2kg de pastel de carne, 2kg de pastel de frango, 2kg de pastel de queijo e 2kg de pastel de camarão.

16 - Seu Pipoca: Ausência do Livro de Reclamações.

17 - McDonald's: Certificado de potabilidade da água vencido em 30/03/2015. Foi dado prazo de 15 dias para apresentar o documento.

18 - G Cesare (venda de apostilas para concursos públicos): Ausência do cartaz do 151, do Código de Defesa do Consumidor, do Livro de Reclamações e dos preços dos produtos.

19 - Universidade do Café: Ausência do Código de Defesa do Consumidor, do Livro de Reclamações e do certificado de potabilidade da água.

20 - Central Rio Lanches: Ausência do Livro de Reclamações.

21 - Quiosque da Brahma: 800g de salaminho vencido.

22 - Pastelaria 12: Ausência do Livro de Reclamações.

23 - Sucos Carioca: Ausência do Livro de Reclamações, do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz do 151; lixeira sem tampa e sem pedal na cozinha.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Trem das Onze:

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