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Procon Estadual autua nove estabelecimentos em Paraty

10.06.2015 - 20:06
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Os fiscais do Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, fiscalizaram estabelecimentos, nesta quarta-feira (10/06), em Paraty, na Costa Verde. A Operação Verde que Te Quero Verde autuou nove dos dez mercados e restaurantes vistoriados. Apenas o Zuzu Café, na Avenida Roberto Silveira, 70, no bairro Chácara, passou sem problemas pela fiscalização. Na ação de hoje foram descartados 57kg de alimentos e 122 litros de bebidas (chope, cerveja e refrigerantes) vencidos ou sem informação sobre o prazo de validade.

Na filial do supermercado Multimarket da Rua 21, s/nº, a fiscalização encontrou fezes de ratos no estoque do estabelecimento. Os fiscais determinaram o reforço na dedetização e sua posterior comprovação junto ao Procon Estadual. Outro problema relacionado à higiene foi constatado no Restaurante Caramujo (Rua Domingos G. De Abreu,139): o ralo da cozinha não era sifonado, a lixeira na cozinha estava com defeito no mecanismo de acionamento automático e foram encontradas baratas na área da cozinha.

Já no restaurante Galeria do Engenho (Rua Maria Jacome de Melo, 380) os fiscais encontraram alguns produtos sem especificação do prazo de validade, como pirão, molho de camarão e molho madeira. Os produtos estavam acondicionados em vasilhames plásticos para lixo e foram descartados. No mesmo local, a fiscalização encontrou 2kg de casquinha de siri com odor pútrido e sem informação do prazo de validade.

Balanço da Operação Verde que Te Quero Verde:

1 - Carlão Supermercados (Rua Manoel Torres, s/nº, Paraty): 1kg de linguiça, 18kg de contra filé e 14kg e 700g de filé mignon vencidos; 1kg e 300g de massa de pizza mofada e em embalagem aberta; 600g de peito de peru sem especificação da validade; ausência do Livro de Reclamações.

2 - Multimarket (Rua 21, s/nº): Os fiscais encontraram fezes de ratos no estoque do estabelecimento, foi determinado o reforço na dedetizaçao e a posterior comprovação junto ao Procon. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação do certificado de potabilidade da água. Produtos vencidos: 26 caixas de ovos de codorna e 1 pacote de pão de forma integral.

3 - Mini Mercado Manu Express (Avenida Roberto Silveira, 492, Chácara): Produtos vencidos: 8kg e 838g de contra filé, 11 latas (350ml cada) de Guaraná Antarctica Black, 23 latas (350ml cada) de cerveja sem álcool Bavária e 9 latas (350ml cada) de Coca-Cola Zero; ausência do Código de Defesa do Consumidor.

4 - Restaurante Caramujo (Rua Domingos G. De Abreu,139): Ralo da cozinha não é sifonado, lixeira na cozinha com acionamento automático defeituoso, baratas encontradas na área da cozinha; 10 casquinhas de siri sem especificação da data de manipulação. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação dos certificados de dedetização e de potabilidade da água.

5 - Restaurante e Pizzaria MamaMira (Avenida Roberto Silveira, s/nº, Chácara): 1 vidro de palmito sem informação da data de validade; ausência de alvará de funcionamento, certificado do Corpo de Bombeiros, certificado de potabilidade da água, Código de Defesa do Consumidor, Livro de Reclamações e cartaz do Disque Procon. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação do alvará e dos certificados. A falta de documentação se deve por conta de uma mudança de endereço, estando toda ela referente ao anterior.

6 - Margarida Café (Praça Macedo Soares, s/nº, Paraty): Péssimas condições de higiene e limpeza da cozinha: lixeiras e ralos abertos, pisos quebrados e com acúmulo de restos de alimentos. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para sanar os problemas. Produtos vencidos: foram encontrados engatados três barris de chope na chopeira, totalizando 85 litros de chope vencido, 2kg e 700g de molho de mostarda, 2kg e 500g de molho de lula, 1kg e 900g de cogumelo, 500g de patê e 3kg e 500g de caldo de peixe; 2kg de tutu de feijão com odor pútrido e 2kg de caldo de frango sem informação da data de validade. Os fiscais deram prazos de 15 dias para a apresentação dos certificado de potabilidade da água e de dedetização e de 48 horas para a apresentação do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

7 - Restaurante Paraty 33 (Rua Maria Jacome de Melo, 357, Centro Histórico): 200g de presunto vencido em 25/04/2015; 400g de queijo, 600g de recheio de pasta de palmito e 150g de molho de salada sem especificação do prazo de validade. Ausência do Livro de Reclamações.

8 - Restaurante Galeria do Engenho (Rua Maria Jacome de Melo, 380): 2kg de presunto vencido; 1kg de pirão, 4kg de molho de camarão e 4kg de molho madeira sem informação da validade e mal acondicionados (em vasilhames plásticos para lixo); 2kg e 500g de patê de sardinha, 2kg de recheio de arroz à grega e 2kg de casquinha de siri com odor pútrido sem informação do prazo de validade; lixeiras abertas e sem pedais na cozinha. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação dos certificados de dedetização e de potabilidade da água.

9 - Viva La Pizza (Avenida Roberto Silveira, 378): 8kg e 600g de bacon, 4 garrafas (de 600ml cada) de cerveja Baden e 20 litros de chope vencidos; 1kg e 500g de bacon sem especificação da validade; certficado de dedetização vencido em 09/06/2015. Ausência do certificado de potabilidade da água.
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